Bento Quinto, comenta

Por: Bento Quinto
01/10/2012 - 05:45:28


A soberba é a causa de muitos males nas vidas de indivíduos e de sociedades. Ela se manifesta nas formas de xenofobia, elitismo, corporativismo, racismo, ar de superioridade, arrogância e, na visão de São Tomás de Aquino, é um dos sete pecados capitais. Fenômenos como o nazismo (ideologia de Adolf Hitler) e o nacionalismo exacerbado como o de Benito Mussolini, cegam as massas conduzindo-as à intolerância, perseguições, extermínios e guerras.

Do latim Superbia, a soberba é, sem dúvida, a causa primária ou básica da queda de muitos políticos que outrora deram espaço a esse sentimento nefasto, escuro e perigosíssimo, a tal ponto que se sentiam acima do bem e do mal. Olhavam para as pessoas ao seu redor como se elas fossem menor que seus sapatos. Esqueceram que Deus e somente Ele é o dono do poder e o concede a quem quer e lhe apraz. Esqueceram-se de que, conforme está escrito no capítulo 2 do Livro de Daniel, no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, “é Deus, o eterno, quem estabelece reis e é Ele quem os destitui”. Afinal, Deus é justiça e a Ele pertencem a honra e toda a glória eternamente, amém! O homem, criado à imagem e semelhança do Criador, é apenas e tão somente mordomo deste mundo o qual, de fato e de direito, pertence ao Senhor do universo. Nunca devemos perder de vista o que Deus disse a Adão: “tu és pó...” e “... ao pó voltarás”.

Ao contrário de muitos políticos e pessoas de outras classes, a soberba, ao que parece, não marcou a vida de Hebe Camargo. Cantora e apresentadora de TV de grande sucesso, ela acaba de nos deixar aos 83 anos, vítima de uma parada cardíaca. Embora tivesse cursado apenas a escola primária, no entanto, isso não a impediu de utilizar todo o seu talento (coisa que escola e empresa não dão) e seduzir todo o País. O testemunhal de tanta gente famosa e de expressão na grande mídia a respeito da trajetória da Hebe, da sua personalidade e do seu caráter nos dão a convicção de que ela foi uma artista pé não chão. Talvez isso nos explique porque ela era tão feliz e de bem com a vida. Não deixou-se levar pelo salto alto, nariz empinado e outras características do orgulho e da soberba. Finalmente, é lindo e compensador vermos até o Estado Brasileiro na pessoa da presidenta Dilma Rousseff, manifestar oficialmente pesar pela morte dessa mulher/símbolo da nossa comunicação televisiva.

O orgulho da Europa e dos Estados Unidos têm sido sacudidos pelas recentes crises financeiras. Precisamos deixar de ser artificiais, deixar de fazer-de-conta, viver a realidade e entender que jamais devemos tomar decisões fora da verdade e da justiça. Busquemos a Deus, pois, Ele é a suprema verdade e ainda existe esperança.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp