Movimentação pelo Extremo Sul

Por: Evandro Lima
19/09/2011 - 21:06:28


INTERMUNICIPAL


O XXXVII Campeonato Intermunicipal de futebol amador tem início neste domingo,24, quando 64 delegações estarão desfilando suas bandeiras no estádio toca do guaiamum, na cidade de Porto Seguro, local onde a abertura será realizada reunindo as seleções de Porto Seguro x Canavieiras. Pelo Extremo Sul da Bahia, estarão participando as seleções de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itamaraju, Medeiros Neto, Prado e Porto Seguro.

Conheça um pouco de cada um dos sete municípios participantes pelo Extremo Sul.

Eunápolis  

HISTÓRIA

Eunápolis nasceu com a construção da BR-5 (atual BR-101). Não se tem notícias de povoamento anterior, no local, à construção da rodovia que liga o Rio à Bahia, através do litoral. Sabe-se que um agrupamento de casas para abrigar os trabalhadores que abriam caminhos pelas densas árvores remanescentes da Mata Atlântica deu origem a um vilarejo conhecido por km 64 - hoje um bairro distante do centro de nome Gabiarra -, antes situado em território do município de Santa Cruz Cabrália, hoje sendo o menor distrito do próprio município de Eunápolis. O vilarejo cresceu bastante, chegando a ser conhecido, já com o topônimo de Eunápolis, como o maior povoado do mundo. O nome da cidade é uma homenagem ao senhor Eunápio Peltier de Queiróz, secretário estadual de Viação e Obras públicas, responsável pela desapropriação das fazendas ao redor do núcleo de residências que se formava, doando-as para a formação do povoado. Tais terras eram divididas entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália Município criado com territórios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, por força da Lei Estadual de 12 de Maio de 1988. A sede ganhou foros de cidade da lei que criou o município.

BELMONTE

Belmonte é um
municípiobrasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 15º51'47" sul e a uma longitude 38º52'58" oeste, estando a uma altitude de 8 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18.986 habitantes.

Possui uma área de 2016,85 km².

O município foi criado em
1764.

É uma das únicas quatro localidades brasileiras onde pode ser encontrada uma árvore da
Mata Atlântica ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana.[6]

Histórico: Perto da foz do Rio Grande, atual Jequitinhonha, no começo do século XVIII estavam localizadas aldeias dos índios Botocudos, originados das tribos Manham e Camacam, que ali se fixaram. Os Botocudos assim eram denominados por usarem, transpassando o lábio inferior e as orelhas, “batoques” de madeira como adorno, segundo uns ou como distintivo de sua nação ou raça, segundo outros. Apesar de sumamente ferozes, iniciou-se o povoamento da região pelos colonos provenientes de Portugal e de outras partes do país, sob direção de padre Jesuíta Joseph de Araújo Ferraz, presbítero do hábito de São Pedro, que catequizou os Botocudos e estabeleceu a convivência pacífica dos mesmos com os habitantes civilizados. Ali fundou o citado padre uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Madre Deus, entre 1708 e 1712, tomando o arraial o nome de São Pedro do Rio Grande. O padre Ferraz ainda vivia no ano de 1764. Em 1718, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Carmo pelo Alvará Régio de 11 de abril, sendo seu primeiro vigário o Pe. Ferraz. Foi elevado à categoria de Vila e criado o município em 1764, com a denominação de Vila de Nossa Senhora do Carmo do Belo Monte, ocorrendo sua instalação a 23 de junho de 1765, pelo Ouvidor de Porto Seguro Desembargador da Relação do Porto, Tomé Couceiro de Abreu. Belmonte pertenceu à Capitania de Porto Seguro, cujo primeiro donatário foi Pedro de Campos Tourinho.

ITABELA

O início da povoação foi por volta de 1962, uns 10 anos após a chegada da família pereira nesta região. o sertanejo de Inhambupe (BA) João pereira, a matriarca Jovina e os seis filhos se fixam numa propriedade de 18 alqueires. plantavam principalmente cacau, café e milho. outros imigrantes chegariam e se estabeleceriam nas imediações da estrada que ligava porto seguro a Guaratinga. a povoação cresceu rapidamente, e João pereira dividiu suas terras. em meados da mesma década houve o início da construção da BA 02 (hoje br-101), e vários imigrantes capixabas vieram. começou a exploração da madeira da mata atlântica, também conhecida como "febre do jacarandá", que logo acabaria. com incentivo do governo estadual, chegaram a existir na região 157 serrarias - em 2006, eram menos de dez.

Foi distrito de porto seguro até 14 de junho de 1989, quando a emancipação foi sancionada pelo então governador da Bahia, Waldir Pires.

A explicação oficial da origem do nome Itabela dá conta de que, no início, havia uma tabela com as distâncias de cidades. daí, por consequência de várias cidades da região (a exemplo de
Itabuna
) terem o prefixo ita no nome (que em tupi quer dizer "pedra"). formando "pedra bela".

ITAMARAJU

Em 1860 antes antiga aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju.

Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos descendente de índios e negros,

Mais historia

Região onde a mata tinha seu domínio absoluto árvores frondosas e muita madeira de lei, teve assim a floresta como primeiro fator a atrair a exploração da terra no interior do município de Prado. Como via de acesso ao Rio Jucuruçú, navegável por mais de 50 km em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações. Por volta da segunda metade do século passado, começava-se a extrair madeira para exportação. Sendo Salvador e outros contos os principais consumidores.

MEDEIROS NETO

Criado em
1958, por desmembramento do município de Alcobaça. Seu nome é uma homenagem ao senador alcobacense Antônio Garcia de Medeiros Neto (1887-1948). A população do município em 2004 era estimada em 20.299 habitantes.

A primeira casa a beira da barra de água fria fora construída, pelo senhor Gaudêncio Gangá.

O nome Medeiros Neto foi transformado pelo próprio ex-Senador em sobrenome de família de seus filhos, que os transmitiram às gerações seguintes. Contudo, essas informações não foram levadas em consideração quando da criação do município de Medeiros Neto Bahia em 1958.

“Vale ressaltar que no histórico sobre a emancipação da Cidade de Medeiros Neto há um equívoco. O Senador Medeiros Neto morreu em Itaberaba-Ba em 1948. Quando Oscar Cardoso apresentou o projeto de emancipação o nome Medeiros Neto, foi sugerido por João Garcia marido de D. Sinhá que tinha a pensão em Alcobaça."

PRADO

Prado teve origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés, que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar. Está situado no extremo sul da Bahia na zona turística hoje conhecida como Costa das Baleias que integra os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri

Vestígios do século XIX podem ser apreciados no centro histórico, destacando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e os antigos prédios no estilo colonial. Praias calmas de águas mornas estendem-se por mais de 80 km de litoral. Prado é rico em cultura, arte e lazer.

Criados em 1972, no governo do Prefeito Orlando Sulz de Almeida, (1970 - 1972), os símbolos do município foram idealizados pelo Sr. José Fontes de Almeida, que deu forma, sentimento e cores aos desenhos.

No Brasão há 5 torres em heráldica representando o Município e nele está inserido


PORTO SEGURO

Porto Seguro foi o primeiro local onde os navegantes portugueses de Pedro Álvares Cabral desceram em 1500. Foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil, onde ostentou o marco do descobrimento e desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização.

Possui antigos monumentos históricos como o sítio da Cidade Alta que foi decretado pelo presidente em 1973, o marco do descobrimento que veio de Portugal entre 1503 e 1526 simbolizando o poder da coroa portuguesa. É todo em pedra de cantaria, de um lado foi esculpido a Ordem de Avis e do outro o Brasão de Armas de Portugal.

Na mesma área está a Igreja Nossa Senhora da Pena de 1535, construída pelo donatário da capitania Pero do Campo Tourinho. Na igreja estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII. O município foi fundado em 1534 e está tombado pelo patrimônio histórico que não permite a construção de prédios altos na cidade

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp