A Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas é uma iniciativa do SENASP, com adesão da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Polícia Civil e Departamento de Policia Técnica da Bahia, e iniciará sua primeira etapa entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024.
Essa ação tem como principal objetivo ajudar a localizar pessoas desaparecidas, convocando familiares a participarem de um processo fundamental para a identificação de seus entes queridos. Durante esse período, familiares de pessoas desaparecidas serão convidados a doar amostras biológicas para a realização de exames de DNA. As amostras serão analisadas e comparadas com os Bancos Estaduais de Perfis Genéticos, bem como com o Banco Nacional de DNA, que contém informações de pessoas vivas ou falecidas com identidade desconhecida.
A ação visa Mobilizar a sociedade, com foco especial nos familiares de pessoas desaparecidas, para participar desta importante iniciativa.
Ao longo da semana, as delegacias de polícias Civil, realizarão buscas ativa pelos familiares que possuem Boletins de Ocorrência (BOs) de desaparecimento, mas que ainda não foram encaminhados para a coleta de material genético, contudo, todas as pessoas que tenham um ente querido desaparecido, podem se dirigir a delegacia mais próxima para fazer ocorrência e pegar uma guia pericial para se dirigir ao Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro ou Eunapolis.
Durante o processo, as Delegacias de Polícia serão responsáveis pelo registro de um Boletim de Ocorrência, emissão da Guia pericial e realização de uma breve entrevista com os familiares. Posteriormente, os familiares serão encaminhados para a coleta de amostras de DNA pelo Departamento de Polícia Técnica.
Os Peritos responsáveis pela coleta também realizem a entrevista com os familiares, utilizando o Formulário Padrão de Pessoa Desaparecida, para assegurar a coleta de informações precisas e completas.
A participação de todos é fundamental para o sucesso desta mobilização, que pode trazer alívio e respostas para muitas famílias.
Fonte: 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS