O Rio Buranhém está morrendo

Por: NossaCara.com
18/12/2015 - 17:23:40

Por: Urbino Brito
Revisão: Bento Quinto

Isso é que resta de água corrente neste ponto do rio onde em 17/08/2015, neste lugar dava pra tomar banho a vontade

Em janeiro de 2013 fizemos uma matéria onde denunciávamos a situação do nosso combalido e moribundo Rio Buranhém e mostramos através de fotos áreas a situação deste importante manancial que abastece milhares de pessoas nos quatros municípios banhados em seu percurso 148 km da Pedra do Cachorro, na Serra dos Aimorés, na cidade de Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais, até a cidade de Porto Seguro Bahia.

Esta imagem foi feita no mesmo local da foto acima em 17/08/2015

Na quarta-feira, (16), pela manhã, saímos, eu (Urbino Brito), Jonas Nascimento e Natanael Braga, ambos funcionários da secretaria Municipal de Meio Ambiente em direção ao Rio. Após atravessar a Ponte do Ponto Bahia descemos em direção à Platina e o Córrego do Itu, chegamos em frente a uma das sedes da fazenda do finado Domingos Batista, no ponto onde ha 40 anos atrás se passava de balsa ou com o cavalo nadando. Hoje, conforme vocês podem ver, nas fotos  só tem areia e um restinho de água.

Neste local há 40 anos atrás se passava de balsa ou com o cavalo nadando

A partir do ponto acima citado comecei a documentar a situação caótica em que se encontra o velho Buranhém um rio que outrora metia medo em quem se atrevia a tentar atravessar nadando em alguns pontos seguimos até a fazenda de Nilza Colares, um dos pontos que todos os ciclistas que fazem a trilha da Cabra fazem fotos em uma corredeiras lindas hoje se encontra totalmente seco e o curso d’água praticamente cortado.

Nesta imagem vemos restos das bases do ancoradouro da balsa que existia aqui no passado

Segundo conversas com pessoas que moram aqui a muito mais tempo que eu nunca se viu o Buranhém em uma situação destas e a que devemos tudo isso amigos leitores? Ao descaso com o rio sempre foi tratado por um lado os fazendeiros que outrora não tinha consciência de como preservar um rio e as suas pequenas nascentes e contribuintes que é o que mantém o rio vivo e pujante e por outro lado o descaso das autoridades que estão pouco se lixando para o que acontece nada se faz para revitalizar este importante manancial pois sua bacia hidrográfica atinge uma extensão territorial 377,8 quilômetros quadrados.

Nesta foto vocês podem ver o porque do rio se encontrar nesta situação lamentavel não tem matas ciliares

Nota: "Buranhém" é o nome popular da árvore Pradosia lactescens (glycypholea). É um nome originado da língua tupi e significa "árvore doce"[1], através da junção dos termos ybyrá ("árvore") e e'em ("doce")[2].

Agradecemos aos companheiros Jonas e Natanael e a secretária Municipal de Meio Ambiente pelo apoio na produção desta matéria.

Vejam nos links abaixo outros vídeo desta matéria

https://youtu.be/AxBoWmQrJUU
https://youtu.be/AxBoWmQrJUU
https://youtu.be/0oNf70BwmCA
https://youtu.be/T3Dvh0ziIRY
https://youtu.be/T3Dvh0ziIRY


 


 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp