.gif)
Por: Paulo Brabosa - Rota51.com
O que antes era quase impossível, uma criança fazer uma cirurgia de lábio leporino, hoje é possível e bem a disposição de todos e de graça. A primeira dificuldade eram hospitais distantes e existentes somente nas capitais e algumas somente, depois era uma cirurgia que cujo preço excedia o poder de mais de 90% dos portadores da doença, e finalmente poucos profissionais específicos para o caso, hoje a realidade é outra.
A reportagem do rota51.com entrevistou o Dr. Eros Shigeto, que ao ver a quantidade de pessoas e em sua maioria crianças com esta deformação labial, começou a fazer algumas cirurgias, mas de graça, pois os pacientes eram provenientes de famílias carentes, por este motivo, o Dr. Shigeto buscou pela internet parceiros que pudessem ajudar a sua ONG recém criada AAIF Associação de Apoio Integral ao Fissurado, e encontrou a Smile Train nos Estados Unidos e na clinica Opus Dei apareceu o diretor par a América do Sul enviado pela entidade para um reconhecimento do trabalho aqui realizado.
Com a época o HGE não proporcionava condições para este tipo de cirurgia, todos foram para Porto Seguro, e no Hospital Luiz Eduardo Magalhães as condições ideais foram encontradas e foi feita a parceria entre, a “SMILE TRAIN e a OPUS DEI”.
![]() |
A ONG AAIF foi fundada em 2009 e por ela já passaram mais de 200 pacientes que foram operados sem nenhum custo, a saber, que na Bahia só existem 2 referencias para este tipo de cirurgia, o Hospital MARTAGÃO GESTEIRA e a Clínica OPUS DEI de Eunápolis.
A ONG AAIF já ganhou o título de Utilidade Pública em Porto Seguro e agora está esperando a mesma titulação a nível Estadual, depois do reconhecimento de utilidade pública estadual, a AAIF poderá pedir apoio a várias empresa dentre elas a Veracel Celulose, pois o terreno já foi doado e dentro em breve a AAIF poderá iniciar a construção da clínica que abrigará consultórios médicos em pediatria, fonodiaulogia, psicologia, dentistas, nutricionistas dentre outros, Dr. Eros disse que a clínica deverá ter mais ou menos uns 800m², pois ao lado dos consultórios, haverá alojamentos para famílias carentes que necessitem ficar hospedados para o tratamento.
![]() |
A ONG AAIF recebe, opera e trata gratuitamente fissurados de Minas Gerais, Espírito Santo e sertão baiano, mas quem chegar de onde vier terá o mesmo tratamento 100% gratuito. A reportagem obteve a informação de que este tipo de lesão pode ser congênita, genética, uso de drogas ou por falta de vitamina B12. A gratuidade desta cirurgia é por conta do SUS e da Smaile Train. E quem quiser saber mais sobre a Smile Train é só acessar o site www.smiletrain.org. Com este trabalho a AAIF já colocou Porto Seguro no cenário internacional.
Para quem quiser indicar um lesionado é só ligar para (73) 3261 4411 ou na rua Tomé de Souza 105 centro perto do colégio Clériston Andrade. O Dr. Eros Shigeto que é cirurgião buco-maxilo-facial, tem como auxiliares os seguintes profissionais: “Dra. Alice Shigeto endodontista, Dr. Leonardo Canhestro cirurgião plástico, mais o Dr. Patrick buco-maxilo-facial, e as cirurgias podem ser primárias, que são pacientes que são operados pela primeira vez e secundários, são pacientes que são operados pela 2ª vez ou que fazem os devidos retoques.
![]() |
Portanto, as parcerias são bem vindas, tanto por empresas como por profissionais médicos, o paciente recebe desde os exames até a cirurgia totalmente de graça, e quando mais cedo o paciente for operado melhor ainda, pois ele aprende cedo a falar e quanto mais cedo ele poderá ser reintegrado a sociedade, pois com o defeito labial ele sempre é discriminado e, muitos nem vão a escola e, com isto tendem a aprender a ler e escrever bem mais tarde.
O que poderia ser como em Países mais avançados uma obrigação do Governo, no Brasil, é preciso que ONGs busquem parceiros inclusive no exterior para proporcionar a brasileiros carentes uma melhor qualidade de vida.
![]() |