.gif)
Por: Teoney Guerra
Durante este mês de dezembro, o trabalho ostensivo da Polícia Militar em Eunápolis será reforçado, principalmente em razão do aumento do movimento no comércio nessa época de final de ano.
Segundo o major Roberto, comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada na cidade, haverá mais policiais nas ruas e nos bairros, além de rondas e blitze, que serão constantes, provavelmente todos os dias.
O esforço concentrado terá como objetivo coibir os furtos, roubos e assaltos, ocorrências que aumentam nesse período de festas de final de ano. O comandante acredita que, as blitze constantes inibem a ação dos “meliantes”.
O comandante não informou, entretanto, quantos policiais estarão fazendo a segurança na cidade nesse período.
Outra informação prestada pelo major Roberto é que a PM poderá ser contatada por pessoas ou comerciantes que tenham que depositar ou sacar valores muito grandes de dinheiro. “Aconselhamos que as pessoas tomem os cuidados necessários ao depositarem ou fazerem saques nos bancos – veja abaixo, alguns desses cuidados -, mas, se por acaso tiverem que movimentar somas elevadas, podem entrar em contato conosco, que providenciaremos uma segurança maior”, afirma o major Roberto.
PREVENÇÃO
O comandante da PM destaca ainda, a necessidade das pessoas agirem de forma preventiva, para dificultarem ou impedirem a ação dos ladrões. Evitar o uso de dinheiro é uma das recomendações. “Use sempre que possível, os cartões de débito ou crédito; não porte muito dinheiro; não manuseie dinheiro nas ruas, ou à vista dos outros; tendo que sacar ou portar uma quantidade maior de dinheiro por algum tempo, esteja sempre acompanhado”, são algumas dicas do major. Outros comportamentos aconselhados quando movimentar dinheiro nos bancos são: estar sempre atento, pois o estado de alerta faz com que, muitas vezes, se descubra alguém que está seguindo, e evitar conversa com estranhos, o que diminui bastante o risco da pessoa ser vítima do golpe denominado “saidinha bancária”.
Na atualização de amanhã, publicaremos outras recomendações do comandante da PM de Eunápolis, inclusive, como colaborar durante as blize.