.gif)
Por: Teoney Guerra
Dados 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sediada em Eunápolis, dão conta de que, somente no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 144 acidentes no perímetro urbano de Eunápolis.
Um total de 109 acidentes ocorreu na BR 101, no perímetro compreendido entre os quilômetros 710 e 720, e os outros 35 na BR 367, também na área urbana de Eunápolis. Avaliando esses números, a PRF considera esse trecho um dos mais críticos do país.
Nesse trecho, em certos períodos, os acidentes envolvendo motocicletas são quase diários, deixando para trás um rastro de mortes e seqüelas. O percentual de acidentes com motoqueiros chega à casa dos 30%, e no universo dos acidentes envolvendo carros e motos, as mortes de motociclistas chegam a 50%.
Ainda de acordo com a PRF, o trecho mais complicado desse perímetro urbano na BR 101 está nas imediações dos trevos para os bairros Juca Rosa e Rosa Neto.
Porém, a área de alto risco dessa rodovia é mais extensa. Vai da ponte sobre o Rio Jequitinhonha até a divisa com o estado do Espírito Santo, onde, no ano passado, foram registrados 1.900 acidentes, que deixaram um saldo de 58 mortes e centenas de feridos.
O chefe da Delegacia Marcelo Santana e o inspetor Cláudio Santos afirmam queas maiores causas de tantos acidentes são o consumo de álcool, trechos sinuosos, aumento da frota, imprudência, excesso de velocidade e a falta de consciência. “As ultrapassagens proibidas também são responsáveis pela maioria dos acidentes”, afirmam.
Vejam na atualização de amanhã, a continuação desta matéria.
Fontes: PRF e jornal A Gazeta Bahia