
Evento no Instituto Feminino da Bahia destaca evolução da rede de proteção e papel estratégico da especializada
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, terça-feira (25), a Bahia celebrou os 39 anos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/CMB) em uma cerimônia realizada no Instituto Feminino da Bahia. O encontro reuniu autoridades, servidores e representantes de diversos órgãos estaduais e municipais, ressaltando a trajetória da especializada e sua importância no enfrentamento à violência de gênero.
Atualmente instalada na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, a Deam integra um modelo que reúne, em um só espaço, Delegacia, Juizado Especial, Núcleo da Promotoria e Defensoria Pública, fortalecendo a rede de proteção e garantindo atendimento mais ágil, humanizado e integrado para mulheres em situação de violência doméstica. A primeira unidade da CMB na Bahia foi inaugurada em dezembro de 2023 e já se consolidou como referência tanto na capital quanto em toda a região.
Durante a cerimônia, foi reiterado o papel fundamental da Deam dentro da Polícia Judiciária, assegurando respostas legais e acolhimento especializado. “A especializada desenvolve atividades que tragam respostas da lei para vítimas que sofrem violência, seja ela psicológica ou física, mas, acima de tudo, acolhe, empodera e devolve confiança", ressaltou Corina Lopes, Delegada titular da especializada.
O evento também reconheceu mulheres que marcaram a história da proteção às vítimas na Bahia. Receberam homenagens a delegada aposentada Márcia Telma Bittencourt, primeira titular da Delegacia de Proteção à Mulher (DPM), criada em 1986, e a delegada aposentada Isabel Alice, primeira titular da Deam em 2002, momento em que a unidade foi ampliada e passou a oferecer estrutura mais robusta. Também foi homenageada a delegada Maraci Menezes, decana da Deam/CMB, conhecida pela experiência e dedicação à especializada.
A celebração contou ainda com a presença da Diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), delegada Juliana Fontes, do Chefe de Gabinete da Polícia Civil, delegado Ivo Tourinho, da desembargadora Nágila Brito, da superintendente da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), Tenente-Coronela PM Denice Santiago, da promotora de Justiça Sara Gama, da diretora da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, da defensora Pública Carolina Araújo, de representantes de diversos órgãos estaduais e municipais, de delegados, escrivães e investigadores da Instituição, além de parceiros da sociedade civil, reforçando a importância da atuação conjunta no enfrentamento à violência.
Por: Marcela Correia / Ascom PCBA