
Defendendo a criação e fortalecimento dos conselhos para a criação das políticas públicas em todo o país, com o objetivo de incentivar as diretrizes para um melhor controle do Meio Ambiente, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, participou nesta segunda-feira (27), da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Eunápolis, realizada no auditório do Instituto Federal da Bahia – IFBA.
O evento teve a atenção especial do prefeito Neto Guerrieri, que recepcionou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Também participaram o diretor do IFBA, Ricardo Torres; representante dos movimentos populares, Laurita Batista, pela Fetag; vereador Lucas Leite, representante da Câmara Municipal de Vereadores; Secretário Municipal do Meio Ambiente, Mauro Moreira Borges; Secretário de Comunicação, Lourival Jacome; Secretária de Educação, Adail Britto, Pedro Cardoso, representante da Veracel, dentre outros que se fizeram representar e ainda associações de assentamentos e de comunidades diversas.
Na palestra dirigida a um público aproximado de 400 pessoas, incluindo alunos do curso de meio ambiente do IFBA e do Cetepes, Eugênio Spengler destacou a necessidade de se conhecer minuciosamente as políticas que dizem respeito a este ou aquele assunto e com o Meio Ambiente não é diferente, como forma de se por em prática, com conhecimento, tudo aquilo que diz respeito à preservação da biodiversidade.
“Nós temos que preservar as áreas e evitar a degradação das nossas florestas, citando, por exemplo, a questão do semi-árido e da caatinga, que precisam ser mantidas, apesar do crescimento econômico que avança a cada momento”.
Citando a questão do excesso da burocratização nas documentações exigidas, para por em prática as ações discutidas, o Secretário Estadual defendeu a criação dos territórios regionais para que se conheça de perto qual a área que está sendo degradada, qual o setor que é viável economicamente e isso só é possível com o reconhecimento oficial dos territórios.
Elogiando os novos prefeitos, aqueles que estão imbuídos e comprometidos com o bem comum, citando o prefeito Neto Guerrieri, de Eunápolis, Spengler finalizou o seu discurso parabenizando o prefeito Neto, o Secretário Mauro Borges, do Meio Ambiente e toda a equipe da prefeitura municipal de Eunápolis, viajando em seguida para o município de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, para cumprir compromisso oficial de agenda.