.gif)
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Atualmente o mês de junho é conhecido como o mês do meio Ambiente.
O meio ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na terra ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Existem seres que só sobrevivem em uma dada região, ou seja, são endêmicas, próprias daquela região, exemplo: o mico leão dourado, que é endêmico da Mata Atlântica.
Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. Por causa desses impactos é que alguns animais e plantas estão em extinção. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos, desperdício de água e esgotamento do solo, o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Antes só faltava água no nordeste do Brasil, atualmente podemos ver e ouvir, em todos os meios de comunicação que a falta de água chegou à região sudeste do país, e de acordo com os pesquisadores dentre várias causas esta o desmatamento de nossas florestas. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais. Foi nesse contexto que foi realizado o I Seminário de Meio Ambiente da Escola Lanza, nos dias 15 e 22 de junho, foi dividido em duas etapas, respeitando o calendário escolar, no primeiro momento os alunos do 8º e 9º ano sobe a orientação da Professora Fátima Rocha, apresentaram pesquisas realizadas referente a importância das nossas matas, focando na Mata Atlântica e a escassez de água. Entre uma apresentação e outra foram exibidos vários vídeos educativos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância que cada um possa fazer a sua parte para mudarmos o quadro atual do nosso planeta. A segunda parte do Seminário teve uma técnica em Meio Ambiente da Estação Veracle, a Priscila que explanou sobre a Mata Atlântica, conceito, importância e o que vem sendo feito atualmente para recupera-la.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)
Fonte: (Fátima Rocha Bacharela em Turismo, Pós-Graduada em Educação e Gestão Ambiental, Licenciada em Geografia e História).