Seminário em Guaratinga tratou de desenvolvimento sustentável e Ecomotion

Por: Teoney Guerra
07/04/2011 - 09:43:19

Por: Teoney Guerra

Da esq/direita Jorge Brito (secretário Municipal da Agricultura), O pesquisador da Ceplac Dan Lobão e o prefeito de Guaratinga Ademar PintoA preservação do meio ambiente, o equilíbrio nas relações sociedade-natureza e a valorização da cultura e das tradições como premissas importantes para o desenvolvimento sustentável foram o tema principal do Seminário “Ecoturismo: Desenvolvimento Sustentável, que foi realizado nesta quarta-feira, dia 5, em Guaratinga.

O encontro que teve como objetivo despertar o empresariado local, regional e comunidades rurais localizadas em áreas com potencial turístico, para a possibilidade de investirem no município, além de conscientizar produtores rurais e a população para a necessidade de contribuir para a preservação do meio ambiente, serviu também para fazer a apresentação do Ecomotion/Pró 2011, competição internacional que vai ser realizado na região na próxima semana, com uma etapa no município.

Duas palestras enfocaram especialmente os temas centrais. A primeira, ministrada por Dan Lobão, engenheiro florestal pesquisador da Ceplac e professor da UESC, e a segunda, por Adriana Prestes, curadora do Parque do Alto Cariri, criado no ano passado, município de Guaratinga.

O engenheiro florestal falou da relação da sociedade na natureza, alterações ambientais e dos interesses do mercado. Criticou as monoculturas extensivas e explanou sobre a necessidade dos empreendimentos econômicos terem compromissos com a preservação ambiental, com o meio social, a preservação das tradições e cultura das comunidades localizadas na área de atuação e no seu entorno. Citou a cacauicultura como modelo exemplo de atividade econômica sustentável.

Ademar Pinto quando saudava todos os presentes ao eventoA curadora do parque, explicou sobre os diversos biomas existentes no nosso país; o uso racional da água; a necessidade de uma boa convivência do ser humano com a natureza e fez uma ampla explanação sobre o Parque Nacional do Alto Cariri.

Proprietários de terras que ficaram “presas” no perímetro do parque questionaram a sua criação, e exigiram do governo federal, revê-la. O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, Jorge Brito, propôs a realização de uma reunião entre a curadora do parque e os donos de terras, no sentido de se buscar uma solução que atenda aos interesses das duas partes.

Dan Lobão pesquisador da Ceplac e professor da Uesc Na parte final do seminário, o diretor técnico do Ecomotion, Klauber Oliveira, fez uma ampla explanação sobre a competição. Falou da sua importância, afirmando que o Ecomotion é uma das três mais importantes competições de aventura do mundo; das modalidades esportivas que compõem a prova; da estrutura de apoio e de divulgação que a acompanha. Por fim, falou do quanto é importante para Guaratinga sediar a parte mais importante e emocionante da competição: as “técnicas verticais”: escalada, descida e tirolesa, entre outras, cavalgada e mountain bike. Dos sete dias da prova, três serão no território guaratinguense.

O diretor falou sobre todo o trajeto, como será cada etapa da prova, e das dificuldades que os competidores Klauber Oliveira, fez uma ampla explanação sobre a competiçãoencontrarão. Salientou ainda que o Ecomotion é um grande descobridor de roteiros e destinos do turismo de aventura e turismo rural. “O Ecomotion legitima os destinos turísticos de aventura”. É sempre realizado em regiões de grande beleza, de muitos atrativos: “São lugares quase inóspitos, mas encantadores como existem neste município, que os turistas, especialmente os estrangeiros estão preferindo. A Guaratinga tem tudo para ser um grande destino turístico. A gente fica encantado com a beleza plástica dos lugares, com o modo de vida simples e encantador”, resume Klauber.

O seminário faz parte de uma série de ações que a administração municipal está realizando, no sentido de preparar o povo para bem receber os competidores, equipes de apoio, a imprensa nacional e internacional que acompanham a prova. “Temos essa grande chance de mostrar tudo de bonito e atrativo que nossa terra possui, o que pode nos ajudar a tornar nossa querida Guaratinga um destino turístico”, esclareceu o prefeito.

O seminário teve a presença de cerca de 200 pessoas, entre estudantes da rede pública municipal e universitários do curso de Turismo da Uneb, representantes de associações e comunidades do interior do município, ONGs, sindicatos, empresários e representantes das administrações municipais de Itabela e Guaratinga. 

Grande quantidade de estudantes compareceram ao evento Jorge Brito secretário Municiapal de Agricultura fala sobre turismo sustentável em seu pronunciamento

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp