
TEMOS 50 VAGAS DE CURSOS PARA EUNÁPOLIS
São 37 cursos oferecidos em 25 municípios baianos para jovens em situação de desemprego involuntário
Qualificar e inserir jovens baianos de baixa renda em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras. Esse é o objetivo principal do Programa Trilha 2013, cujas inscrições começam nesta quarta-feira (17) e vão até o dia 31 de julho, nas unidades do SineBahia. O programa oferece 3.500 vagas gratuitas de qualificação, distribuídas de forma diversificada, em 25 municípios baianos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Agente de Cultura, Confeccionista, Gastronomia, Mecânica Náutica e Mobilizador de Redes Sociais são alguns dos 37 cursos oferecidos pelo programa. Eles terão carga horária de 400 horas/aula, sendo 100 de Qualificação Social, 250 de Qualificação Profissional, e mais 50 para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC). Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos, que tenham concluído ou que estejam frequentando regularmente o ensino médio na rede pública (ou cursos de Educação de Jovens e Adultos), e que pertençam a famílias cadastradas no programa Bolsa Família.
O programa, que estimula o jovem a desenvolver uma consciência crítica e conhecer melhor o mundo do trabalho, está dividido em grandes áreas da qualificação social e profissional. Há cursos nos segmentos de Arte e Cultura, Comércio e Serviço, Turismo e Hospitalidade, Metal Mecânica, Beleza e Estética, Esporte e Lazer e Tecnologia da Informação.
As aulas começam em agosto e têm duração de cinco meses. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha no local, apresentando cópia do RG, CPF, Cartão do Bolsa Família (do inscrito ou do responsável), e os comprovantes de escolaridade e residência. O programa terá uma lista de reserva, caso a procura seja maior que a oferta, já que existem critérios básicos de seleção pré-determinados no sistema, como maior escolaridade, idade, além dos jovens que são pais ou mães. Vale ressaltar também que não haverá curso noturno e que as convocações dos jovens selecionados serão feitas por telefone.
O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?
ter idade entre 16 e 29 anos;
estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA Médio), ambos na rede pública de ensino;
estar em situação de desemprego involuntário;
pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família do Governo Federal
COMO SE INSCREVER?
As inscrições estarão abertas de 17/07 a 31/07, nas unidades Sinebahia das cidades relacionadas. O jovem interessado só poderá se inscrever no município onde tiver atestado de residência.
Em Eunápolis , as inscrições acontecem apenas na Sinebahia no SAC (Rua 05 de novembro, 50 - centro)
CURSOS: OPERADOR DE CAIXA (COM NOÇÕES DE INGLÊS) E MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES
CURSOS OFERECIDOS / CARGA HORÁRIA
Com uma carga horária de 400 horas/aula, os jovens terão à disposição as cadeias produtivas adequadas ao perfil e à necessidade de sua região. A montagem dos cursos foi baseada no potencial de empregabilidade do público qualificado após a conclusão das aulas.
100 horas – Qualificação Social
250 horas – Qualificação Profissional
50 horas – Elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
Cópia do CPF;
Cópia do RG;
Cópia do cartão do responsável do Programa Bolsa Família (da família do jovem);
Comprovante de escolaridade;
Comprovante de endereço.
A APRESENTAÇÃO DESTES DOCUMENTOS NO ATO DA INSCRIÇÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. SOLICITAMOS QUE ESTA INFORMAÇÃO SEJA ENFATIZADA, EVITANDO QUALQUER TRANSTORNO PARA A POPULAÇÃO.
Por: Fábio Vasconcelos
Assessoria de Comunicação
Sinebahia / Setre
8168-4899 / 3452-9941