Prefeitura de Porto Seguro incentiva Proteção em Rede

Por: ASCOM / PMPS
26/03/2013 - 07:01:45

Porto Seguro sediou o I Seminário Avanços e Desafios no Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado na segunda-feira (25/3), no auditório do Senac.

A iniciativa é do Instituto Childhood Brasil, em parceria com a Veracel, Stora Enzo e do Instituto Tribos Jovens e apoio do Ministério Público, Senac e das prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália.

O evento iniciou com a benção indígena. Os representantes da Tribo Pataxó fizeram seu ritual de boas-vindas: o auê, costume em momentos de celebração para atrair boas energias. Estavam presentes lideranças Pataxós da Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha, Jaqueira, Juerana, Aroeira e de Mata Medonha.

Entre as autoridades estavam a secretária de municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Shika Anamiodi, que representou a prefeita Cláudia Oliveira; a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes e o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Alexandre Carvalho Leite. Também participaram o juiz titular da Vara Crime e Eleitoral, André Strogensk; a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Jacqueline Magnavita; a vice presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Stora Enzo – Finlândia, Kirse Sappalem; o diretor Florestal, Suprimento e Logística da Veracel, Sérgio Borenstain; e o gerente de programas nacionais da Childhood Brasil.

Eles participaram da assinatura do Termo de Parceria nesse projeto que propõe a execução de ações até o ano de 2016, com atividades voltadas ao enfrentamento e atenção à violência sexual de crianças e adolescentes.

Palestras

A coordenadora de desenvolvimento do Instituto Tribos Jovens, Iane Petrovich Gouvêa, que desde o ano de 2006 iniciou o Projeto Território de Proteção na região com a parceria da Unicef, Veracel, prefeituras e comunidades indígenas Pataxó, falou da importância desse trabalho. E o Projeto Proteção em Rede no Extremo Sul da Bahia foi apresentado pela coordenadora de programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos.

A Conferência de Políticas Públicas, Sexualidade e Marco Conceitual da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes contou com a palestra do professor dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal do Pernambuco, Luís Del La Mora; do professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Pernambuco, Sylvio Ferreira.

No período da tarde houve apresentação cultural do Projeto Musicart e as palestras da representante do Comitê Nacional e Estadual e CEDEC; Luciana Reis; de Rodrigo Nejm que falou sobre o Abuso On-line; e do cacique Aruã, da Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambá – Território de Proteção que falou das experiências Pataxó. Representantes das três prefeituras também falaram as experiências locais.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp