.gif)
Depois de mais de 12 horas do bloqueio da BR 101, na altura do Km 777, no município de Itabela, os mais de 1 mil índios que “fecharam” a rodovia ao tráfego de veículos, no início da manhã desta terça-feira, dia 10, liberaram a rodovia.
De acordo com informações não oficiais, o protesto provocou filas que atingiram cerca de 20 quilômetros.
De acordo com o líder do movimento, o cacique Corrupxa, o protesto teve como objetivo, forçar o governo federal aceitar uma pauta de 22 reivindicações, que compõem uma pauta de reclamações que os indígenas estão tentando negociar com o governo federal, através de lideranças que estão em Brasília. O líder informou à tarde, que o Gabinete de Presidência já recebeu os líderes e tem havido tentativa de entendimento.
Corrupixá chegou a afirmar que o bloqueio da BR não tinha prazo para terminar. Porém, após as 19 horas, o protesto foi suspenso. Não foi informado o motivo.
![]() |