.gif)
Por: Teoney Guerra
A Semana da Consciência Negra, programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, que está sendo realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), em Eunápolis, iniciada na quinta-feira, dia 18 de novembro, terá continuidade no sábado, terça-feira, quarta, encerrando na quinta-feira da próxima semana.
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data foi estabelecida pela Lei nº 10.639, de dia 9 de janeiro de 2003, e escolhida por ter sido nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colônia. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Sábado – 20/11
09:00 – Cortejo Cultural (saída Posto Nossa Senhora D’Ajuda)
Terça-feira – 23/11
10:40 – Debate Políticas Públicas para populações afro-brasileiras (Auditório do IFBA)
15:00 – Cine-Debate, exibição do filme O Grande Desafio (2007), direção Denzel Washington (Auditório do IFBA)
19:00 – Conversação A invisibilidade do negro na sociedade brasileira (Auditório do IFBA)
Quarta-feira – 24/11
16:00 – Mesa-redonda Cidadania negra e cultura afro-brasileira (Auditório do IFBA)
17:30 – Manifestações culturais populares
18:00 – Recital temático apresentado pelos discentes do IFBA de Porto Seguro (Auditório do IFBA)
Quinta-feira – 25/11
16:00 – Manifestações teatrais Três fins para Dandara (Auditório do IFBA)
18:00 – Artes, música e consciência em Os toques da resistência – poéticas políticas com grupo cultural Viola de Bolso e discentes do IFBA (Auditório do IFBA)