Movimentação pelo Extremos Sul

Por: NossaCara.com
25/10/2010 - 21:36:11








Eunápolis: Vitória no Futsal e derrota no Intermunicipal


Enquanto que a seleção de futsal de Eunápolis é séria candidata a mais um título do campeonato estadual, sendo o quinto consecutivo,ao ganhar de 9 x 6 a equipe do Seabra, no Oeste do estado, a seleção de futebol se despediu neste domingo,24, ao ser derrotada pela já desclassificada seleção itabunense pelo placar de 2 x 0, numa partida em que o Itabuna partiu para cima como se estivesse lutando pela classificação. O jogo foi no estádio Luiz Viana Filho, na casa do adversário. Os donos da casa saíram na frente ao 19 minutos, com gol marcado pelo jogador Dú, o mesmo que ampliou o placar aos 46 minutos do segundo tempo, acabando com o sonho do time comandado pelo professor Jaime Braga.

Ao contrário do futebol, os atletas do futsal eunapolitano seguem invictos e agora já pensam na conquista do quinto título consecutivo do baiano. O próximo  confronto será no dia 6 de novembro, frente a seleção do Feirense, da cidade de Feira de Santana, partida a ser disputada no ginásio de esportes Antonio Carlos Magalhães, na cidade de Eunápolis.

Eunápolis: Novos investimentos e mais empregos

A chegada do mês de novembro está sendo aguardada com grande expectativa. É que uma empresa para construção de um gasoduto partindo do km 12 da BR 367 em direção à empresa Veracel celulose estará chegando na cidade para ocupar o lugar da conduto e gerar milhares de empregos. A informação é do SINE/Bahia, dando conta de todos os preparativos já realizados para este objetivo.

A mesma fonte informou também que outras empresas já estão em fase de instalação, a exemplo de uma filial das Lojas Avenidas a ser instalada na Avenida Porta Seguro,local das antigas instalações do grupo Jodano tintas. Já na Avenida Duque de Caxias, local onde funcionava um lava jato, a construção de um prédio de 12 andares dará lugar a duas sobrelojas que por certo abrigarão outros empreendimentos, além de apartamentos e salas comerciais. Há inclusive a informação de que uma filial das lojas Magazine Luiza ocupará uma das dependências. Aliás, as antigas Lojas Maias já estão sendo transformadas no novo grupo Magazine Luiza,inclusive com a absorção da maioria dos empregados da Maia. Até o Natal, há notícias de que a transição estará concluída.

Eunápolis - Cama de frango:Uma grande preocupação para os criadores

O gerente regional da agência estadual de defesa agropecuária do estado da Bahia(ADAB), Sr Epaminondas, esclareceu na última sexta feira,22, que a Stomoxys calcitrans, conhecida como a mosca dos estábulos, tem a mesma aparência da mosca doméstica comum, porém, Hematófaga, ou seja: se alimenta exclusivamente do sangue de animais de criação como gado, cavalo, carneiros, cães, etc.). Podendo atacar até mesmo o homem.

Segundo Epaminondas,as moscas depositam seus ovos em qualquer matéria orgânica em decomposição, como: fezes de animais, cama de frango, palha de café, vinhoto, resíduos de fabricação de celulose, restos de frutas, etc.Podem voar num raio de até 5 km para se alimentar, hábito este que realiza cerca de três a quatro vezes por dia. Após a postura, seus ovos liberam as larvas de 5 a 10 dias a depender da temperatura ambiente vivendo cerca de 4 semanas na fase adulta.

Disse o chefe da ADAB que ao contrário das moscas-dos-citros, que parasitam os bovinos na região dorsal, as moscas de estábulos preferem as patas e a região ventral, locais onde a vassoura da cauda não alcança. As moscas atacam em bandos, causando desconforto, estressando os animais que ficam sem se alimentar e chegam a perder até 1 kg por dia.

Os prejuízos causados pelas moscas de estábulos vão desde o stress, até perda de peso, diminuição na produção de leite, transmissão de doenças como diarréia viral bovina, carbunclo, babesiose e anaplasmose. Para combater essas doenças, primeiramente as moscas precisam ser combatidas na matéria orgânica onde a mosca deposita os ovos, uma vez que no animal é muito mais caro, prejudicando inclusive o meio ambiente.

Epaminondas afirma que é preciso fazer a compostagem do material, tanto na palha do café como na cama de frango, seguindo as orientações da ADAB, oportunidade em que os resultados serão apresentados.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp