Concentração de lojas em poucos setores continua em Eunápolis

Por: NossaCara.com
15/07/2010 - 00:16:41

Por: Teoney Guerra

De janeiro a junho deste ano, 101 novos estabelecimentos comerciais foram registrados no Departamento de Tributação da prefeitura de Eunápolis, e um dado chama a atenção. É que 80% desses novos estabelecimentos abertos se concentram em apenas seis ramos de atividades: alimentos, vestuário, material de construção, mercadinhos, cosméticos e peças e serviços.

Somente no setor de alimentos, que reúne restaurantes, bares e lanchonetes e açougues, foram abertos 34 novos estabelecimentos no primeiro semestre, o que representa cerca de 34%.  O setor de vestuário vem em segundo lugar, com 19 novas lojas, e o ramo de material de construção vem a seguir, com 12 novos negócios. Os mercadinhos vêm a seguir com 8 empreendimentos, depois cosméticos com 5 e peças e serviços com 3.

Essa concentração em pelo menos três desses setores já é antiga, porém, os números não eram tão acentuados assim, pegando como base os dados do o Perfil Empresarial de Eunápolis, publicação editada pelo SEBRAE, no ano 2001.

Naquele ano, o setor de alimentação detinha apenas 17,12% dos estabelecimentos comerciais na cidade. Os mercadinhos e mercearias eram apenas 14,77%, e as lojas de confecções 5,57%. Isso, levando em conta apenas o setor formal.

Comparando a quantidade de novos negócios abertos nos seis meses, janeiro se destacou com 33 estabelecimentos abertos. Maio ficou em segundo lugar, com 22 novas lojas, enquanto março e junho empataram, com a abertura de 14 novos negócios em cada mês. Em abril foram 12 novas lojas e fevereiro ficou com o pior desempenho, com a abertura de apenas 6 novas lojas no período.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp