Cláudio Daltro, Corregedor do TJ-BA e o juiz Otaviano Sobrinho

Por: NossaCara.com
10/06/2010 - 07:42:28

 Por: Teoney Guerra

Depois da inspeção que fizeram à Carceragem do Complexo Policial de Eunápolis, o juiz Corregedor, Cláudio Daltro e o juiz que determinou a interdição da Carceragem, Otaviano Andrade Souza Sobrinho, deram uma entrevista exclusiva ao Nossacara.com, e falaram sobre a interdição.   

Cláudio Daltro

Nossacara.com - Como o senhor analisa a sentença do Dr. Otaviano que interditou a Carceragem do Complexo Policial de Eunápolis?

Cláudio Daltro – Soube muito bem retratar, através da decisão que interditou a carceragem, o estado de insalubridade e a necessidade de reforma urgente. E essas reformas só podem ser implementadas com o esvaziamento da Cadeia. Nós vimos que não há condições sanitárias, e fica humanamente impossível a manutenção de presos ali.

Nossacara.com - Ao falar com os presos, o senhor afirmou que o Tribunal de Justiça dá total apoio à decisão do juiz Otaviano Sobrinho.

Cláudio Daltro – Sim. Foi uma coincidência essa nossa vinda a Eunápolis, logo após a decisão do Dr. Otaviano. Nós já estávamos com a programação do Grupo de Monitoramento, Fiscalização e Acompanhamento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça da Bahia, que, por força de Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem a obrigação de fiscalizar o sistema carcerário, e nós estamos indo visitar o presídio de Teixeira de Freitas. Então, visitamos a carceragem daqui de Eunápolis. Não viemos para verificar se o que o Dr. Otaviano relata na decisão corresponde ao que ocorre naquele estabelecimento. Não seria necessária essa nossa inspeção para poder comprovar.

Otaviano Andrade Sobrinho

Como o senhor vê essa estada do Corregedor em Eunápolis, e a inspeção, confirmando tudo o que o senhor relatou na decisão?

Otaviano Andrade – Além de ser gratificante receber a visita institucional do Corregedor do Tribunal de Justiça da Bahia, melhor tornou essa oportunidade em que estamos vivenciando esse drama relativo à cadeia pública, que recentemente resultou em eu decretar a interdição da Carceragem. Com isso, inclusive, nós tivemos a oportunidade de Sua Excelência, doutor Cláudio Daltro, juiz responsável pelos presídios no Estado da Bahia, ver pessoalmente como está a situação, e concluir conosco, que a medida que nós adotamos se fazia imperiosa, e possa, junto com a administração do Tribunal, buscar perante os responsáveis pela política publica relativa à carceragem, a correção desses problemas.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp