A pior notícia que o sul e extremo sul da Bahia poderiam receber chegou neste fim de semana: a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, está condenada e dará lugar a outra. A demolição e construção da nova ponte tem previsão de levar um ano, o que é muito temerário por depender de vários fatores, inclusive o clima. Ainda não existe um plano de contingência.
A informação da construção da nova ponte é do site Radar.News, de Eunápolis, que tem alcance estadual. A fonte seria o DNIT.
Rotas precárias e gargalos
Agora, toda a atenção se volta para os desvios nas rotas alternativas precárias e não sinalizadas e sem iluminação. A exemplo do desvio pela estrada da Veracel, com trechos de terra, onde o trânsito vem sendo congestionado diariamente, devido às condições precárias, com longas filas de carretas e ônibus, carros de passeio, acidentes e atoleiros.
O desvio passa pelo distrito de Santa Maria Eterna, município de Belmonte, e o trecho não tem estrutura para o grande movimento de veículos nem pontos de apoio ou socorro. Agora, os governos Lula e Jerônimo terão que encontrar uma solução, urgente. A obra da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, vai impactar seriamente a economia, logística e mobilidade regional, com reflexos em todo o estado.