Brasil Ride: momentos marcantes da ultramaratona de MTB

Por: Ascom / Red Bul Tv
16/10/2019 - 09:41:21

Evento de mountain bike na Bahia chega à décima edição e contamos histórias e curiosidades

Por: André T. Piva
Link do site de origem

https://www.redbull.com/br-pt/bike-brasil-ride-dez-anos-curiosidades

Uma década de vida! A ultramaratona Brasil Ride está de volta e vai ser disputada de 20 a 26 de outubro, no sul da Bahia. Na décima edição, o evento terá pelo segundo ano seguido o desafio Red Bull Zera o Pico, uma espécie de prêmio para aquele que se sair melhor nos trechos mais duros de montanha da competição.

Neste ano que é tão importante para o Brasil Ride, lembramos abaixo alguns dos momentos mais importantes da competição.

Desafio para todos

A ultramaratona de mountain bike é um forte desafio para 570 participantes de 24 países, que durante sete dias de prova têm pela frente cerca de 600 km e quase 11 mil metros de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. Sob o lema de ser "Mais do que uma prova, uma etapa da sua vida", os participantes sempre tem muita história para contar.

Ciclistas fiéis

Cinco ciclistas participaram das nove edições da prova: a mineira Raquel Gontijo, a alemã Ivonne Kraft, o suíço Lukas Kaufmann, o paulistano Gustavo Astolphi e o brasiliense Weimar Pettengill. "Não é só uma prova, mas vai além disso. Sempre foi uma competição que me acolheu bem", diz Lukas, que se mudou para o Brasil depois de participar do evento, mora em Belo Horizonte e se naturalizou.

24 horas de chuva

 

A estreia da Brasil Ride com bases nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, foi marcante pela forte chuva ao longo da semana de prova, testando a capacidade dos atletas e da organização.

"Eu não tinha muita noção do que era uma ultra e foi a partir da edição de 2010, o maior de todos os desafios, que me identifiquei com essa modalidade, de endurance e provas de longas distâncias", conta Raquel Gontijo que conheceu o fundador do evento, Mario Roma, durante uma competição no Chile.

Logo na primeira edição, a lama das trilhas causou o caos nas bicicletas, como lembra Guto Astolphi: "Vendemos 600 pares de pastilha (de freio) e até pedimos para vir de São Paulo mais pastilhas, pois racionávamos entre as duplas entregando uma pastilha para cada atleta, senão, ninguém teria freio. Isso revisando bicicletas até as 4 ou 5 horas da manhã", conta Guto, proprietário da loja Pedal Urbano que atuou junto com o suporte neutro da Shimano.

Status internacional

Logo na segunda edição, a Brasil Ride entrou para o calendário da União Ciclística Internacional (UCI) atraindo cada vez competidores estrangeiros e atletas em busca de pontos no ranking mundial, como o brasileiro Henrique Avancini, que estreou em 2011, ganhando a etapa de cross country contra o lendário japonês Kohei Yamamoto.

Calor do sertão

"Em 2012, a Brasil Ride ferveu, pois foi o ano que tivemos as temperaturas mais altas, superiores aos 40 graus", lembra Roma. À época, os atletas encaram um temido trecho apelidado de Vietnã por causa da forte umidade e calor abafado em meio a uma trilha na mata fechada.

Campeão mundial pedalando na Bahia

No ano seguinte, 2013, pela primeira vez um campeão mundial de MTB competiu no Brasil, o suíço Christoph Sauser. Houve também a primeira vitória de uma equipe brasileira com Henrique Avancini e Sherman Trezza de Paiva.

Maratona dos descobrimentos

No último dia da competição, os ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo. "Em 2014, tivemos o início da Maratona dos Descobrimentos, um legado que deixamos para a Bahia incentivando o esporte no Estado", afirma Roma. Em 2018 foram mais de 2 mil participantes.

Montanhas e o Mar

Após cinco edições na região da Chapada Diamantina, a Brasil Ride mudou-se para o litoral da Bahia em 2015. "Fomos para a Costa do Descobrimento em Porto Seguro", conta Roma. "Com isso, a prova reinventou-se com novos percursos e novas bases", diz.

Transmissão ao vivo

"Em 2016 iniciamos a transmissão ao vivo da competição pelos canais da Brasil Ride", destaca Roma, sobre a imensa estrutura para levar em tempo real o evento para o mundo. Em 2019, o evento terá cobertura inédita de veículos internacionais, como o canal de TV aberta NHK, do Japão, e a RAD Sport Szene, da Áustria. Mais de 2 milhões de pessoas devem ser impactadas internacionalmente.

Nova arena

Em 2017 a Brasil Ride ganhou novas arenas: "Construimos a maior vila outdoor das Américas, para 800 pessoas em uma área de 8 hectares de estrutura", pontua Roma.

Te dá asas

"A Red Bull é nossa parceira desde a primeira edição e já fizemos muitas coisas legais juntos, como o prêmio de pole position para a melhor equipe no prólogo, a exibição do paraglider Rafael Goberna na abertura do evento, além da presença dos atletas da marca como norte-americana Rebecca Rusch e a polonesa Gyurka Zsuzsa, que até hoje é a atleta mais jovem a disputar a Brasil Ride - à época tinha 15 anos e competia ao lado do pai, além de Tiago Ferreira e Henrique Avancini. Desde o ano passado, o Red Bull Zera o Pico é um desafio extra dentro da Brasil Ride", fala Mario Roma.

A espera

A verdade é que a Brasil Ride formou uma grande família e a cada ano muitos atletas ficam de fora por causa da limitação de vagas.

"O evento baliza o meu ano em termos pessoal, profissional e esportivo. Eu moldo minha vida em torno da ultramaratona. Sei que em outubro não posso marcar nada porque tenho compromisso. Enfim, é um marco na minha vida", diz o brasiliense Weimar Pettengill.

"Me recordo de cruzar a linha de chegada no último dia, em 2010, aliviado e chorar igual criança que havia acabado a prova mais difícil da vida. Algo não me parecia normal. Eu não era mais eu mesmo. E isso eu vi nos anos seguintes. A Brasil Ride me mudou, foi uma etapa na minha vida e virou uma etapa da minha vida", diz Guto. "É a prova que eu mais espero todo ano e olha que a competição é considera duríssima física e psicologicamente, com amigos antigos e novos que ganhamos todo ano, isso só na Brasil Ride mesmo", lembra.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp