Por: Urbino Brito
O mercado de café começou a semana com nova valorização. Nesta segunda-feira (28/04), a saca de 60 quilos do café arábica está sendo negociada a R$ 2.658,07, o que representa um avanço de 1,80% em relação ao último fechamento. A elevação dos preços reflete, em grande parte, preocupações com o clima em regiões produtoras e o comportamento do mercado internacional.
O café arábica, conhecido pela qualidade superior e sabor mais suave, vem sendo impactado pelas condições climáticas adversas no Brasil, principal produtor mundial. As recentes oscilações de temperatura e os períodos de estiagem em importantes áreas cafeeiras, como o sul de Minas Gerais e o interior de São Paulo, têm gerado receios quanto ao desenvolvimento da próxima safra. Esse cenário de incerteza contribui para a valorização do grão no mercado.
Publicidade
O café robusta também registrou alta significativa. A saca de 60 quilos do robusta é negociada hoje a R$ 1.714,84, com aumento de -0,09%. Além da influência climática, o robusta tem sido favorecido pela forte demanda global por cafés de maior resistência, especialmente para a produção de solúveis, e pela menor oferta em alguns países asiáticos, como Vietnã e Indonésia.
A movimentação de preços tanto do arábica quanto do robusta é impulsionada ainda pela volatilidade cambial, que aumenta a competitividade do produto brasileiro no exterior, e pelas perspectivas de um mercado apertado nos próximos meses.
Com a combinação de fatores climáticos, logísticos e de mercado, a tendência para o curto prazo é de manutenção da volatilidade nos preços do café, exigindo atenção redobrada de produtores, exportadores e investidores.