Embrapa promove 38º Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões em Bovinos e Eqüinos

Por: NossaCara.com
24/02/2010 - 19:18:31

Inscrições estão abertas até o dia 05 de março. Há 12 vagas para médicos veterinários

Brasília, 24 de fevereiro de 2010 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 43 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 10 a 21 de maio de 2010, o “38º Curso de Micromanipulação e Transferência de Embriões (TE) nas Espécies Bovina e Eqüina”, que tem como objetivo capacitar médicos veterinários em transferência de embriões bovinos e eqüinos. O curso será realizado no Campo Experimental Sucupira, em Brasília, DF, e vai oferecer 12 vagas para médicos veterinários de todo o Brasil.

O curso é coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Ricardo Alamino Figueiredo, e tem como conteúdo programático as seguintes disciplinas: morfofisiologia do aparelho reprodutor de fêmeas bovinas e equinas; exame ginecológico em vacas; ultrassonografia na TE; controle sanitário em doadoras e receptoras; seleção e manejo nutricional de fêmeas doadoras e receptoras; sincronização de cio; superovulação de doadoras; coleta e avaliação morfológica de embriões; inovulação de embriões; manejo de bezerros; transferência de embriões em equinos; lavagem e esterilização de materiais; critérios de escolha e avaliação de sêmen para uso em TE; congelamento de embriões; aspectos sanitários na TE; bipartição de embriões; identificação do sexo de embriões; Importância da TE e biotécnicas correlatas no melhoramento animal; seleção assistida por marcadores genéticos; produção in vitro de embriões e clonagem animal.

Reprodução animal na Embrapa: pioneirismo no Brasil

É importante ressaltar que a equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, responsável pela execução do curso, vem colecionando resultados pioneiros em prol da pecuária brasileira.

Entre os êxitos alcançados pela equipe se destacam: o desenvolvimento do primeiro clone bovino da América Latina “Vitória da Embrapa” da raça Simental em 2001; do clone bovino ”Lenda da Embrapa” da raça Holandesa, em 2003 e dos clones bovinos da raça Junqueira “Porã” e Potira” em 2005. A raça Junqueira se encontra em alto risco de extinção no Brasil, com menos de 100 animais em todo o país e o domínio da técnica de clonagem, comprovado com o nascimento dessas bezerras, é mais um aliado na sua preservação.

Mais informações sobre o curso


O curso é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI e executado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de março, mediante o envio da ficha de inscrição preenchida e assinada e de um minicurrículo com a experiência profissional mais recente do candidato. Ambos deverão ser enviados pelo correio eletrônico para catcurso@cenargen.embrapa.br.

Informações adicionais sobre o curso poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html.

As inscrições devem ser feitas com Felipe Rodrigues ou Mauro Gonçalves pelo e-mail:  catcurso@cenargen.embrapa.br ou pelo telefone: (61) 3448-4783.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp