Do G1, em São Paulo
A China realizou nesta terça-feira (2) o teste inaugural com um ônibus capaz de trafegar sobre outros veículos, informou a agência de notícias Xinhua.
O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2010 e depois em maio passado, ainda como conceito, e agora chegou às ruas da cidade de Qinhuangdao.
Havia dúvidas se o modelo seria produzido em escala real, já que haviam apenas imagens em miniatura até o ônibus participar do evento desta terça.
O modelo de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) funciona por meio de um sistema de trilhos e possui um vão por baixo, onde passam os outros veículos.
Funcionando em comboio, os ônibus elevados podem levar até 1.200 pessoas e cada veículo tem capacidade para transportar até 300 pessoas.
Os trilhos ficam a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos.
Segundo a agência de notícias Xinhua, o TEB pode ter até quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros.
O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.