Audiência pública sobre rio Buranhém deixa claro que estamos a beira de uma crise de abastecimento

Por: Da redação
28/02/2016 - 10:47:55

Este vídeo é só a primeira parte logo colocarei os outros três restantes

A audiência promovida pela câmara municipal de Eunápolis na manha de sexta feira, 25, ficou a quem da importância do que é o rio Buranhém ou como é mais conhecido pelo povo da região como rio do peixe.

A comissão de meio ambiente da câmara e a secretaria de meio ambiente da cidade de Eunápolis, bem que tentaram fazer sua parte,  devemos reconhecer isso, mas o que era pra ser um movimento social onde os responsáveis por fiscalizar e cuidar de uma das principais bacias hidrográficas do Brasil dessem respostas satisfatórias a população, nos brindaram com afirmações evasivas, superficiais e repleta de palavras rebuscadas, deixando claro, que não fizeram sua parte. Um total descaso com toda a população da costa do descobrimento.

Estamos falando de uma população de 292,338 mil pessoas incluindo a população de Santo Antonio do Jacinto município mineiro onde nasce o rio e que desde lá já vem sendo poluído; além de receber dejetos humanos, resíduos tóxicos por parte de insumos agrícolas e da grande produção agro florestal que de certa maneira retira água e também deposita restos de produtos em seu leito, sem que aja um controle por parte do estado,   o  que pode-se comprovar nas imagem apresentadas pelo repórter fotográfico Urbino Brito é a preocupante degradação do rio.

Quase não existe mata ciliar, que é a vegetação nativa que protege as margens do rio e suas nascentes. São quilômetros de descaso por parte de donos de terra e agrupamentos populacionais que simplesmente tratam o rio como qualquer coisa, e que não lhe dão a devida importância.

Falta ou faltou por parte dos governos estaduais uma real preocupação quanto a bacia hidrográfica do Buranhém, e respostas vazias repletas de protocolos e que não dão a sociedade respostas cabíveis, sobre o que de fato deve ser feito, não fará o problema se resolver.

Deve se providenciar urgentemente fiscalizações eficazes, elaborar dados sérios sobre a qualidade da água consumida por quase 300 mil pessoas; promover de fato uma conscientização seria por parte dos que utilizam a água de forma industrial e de uma vez por todas; deixar a morosidade por parte do estado.

Mas a audiência foi de suma importância para que se inicie de modo sério e satisfatório essa discussão com as partes da sociedade, caso contrario não teremos o que falar, pois não haverá o assunto – a água.

Por: Fabio Del Porto

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp