Por: Bento Quinto
Comerciantes estabelecidos na rua Lyons, também conhecida por Calçadão e que fica entre as avenidas Dom Pedro-II e a Duque de Caxias, no centro de Eunápolis, foram ouvidos na manhã de hoje pela reportagem de NossaCara, oportunidade em que denunciaram a situação de abandono dessa importante área comercial que, inclusive, já foi considerada cartão postal da Cidade.
O empresário Jailson Alves, declara que até para podar as árvores existentes no local só é possível com a iniciativa dos próprios comerciantes, que fazem “vaquinhas” e contratam mão-de-obra para este fim.
Luciano Carvalho, dono de loja Planet Store, também enfatiza que até a iluminação pública às vezes é tão precária que os comerciantes são obrigados a fechar seus estabelecimentos um pouco mais cedo para evitar assaltos.
Amanda Pereira, outra comerciante do local, declara que somente a união geral dos empresários é que consegue fazer o mínimo para manter a área arborizada e limpa, pois, até a limpeza diária do calçadão é feita antes de abrir as lojas de forma coletiva.
Esses empresários e a empresária ouvidos na reportagem sustentam que inúmeros têm sido os apelos feitos para que a Prefeitura aja a favor do local, mas, como resposta imperam a indiferença e o abandono. Moradores de rua costumam dormir à noite no local onde urinam e defecam, obrigando a ser feita limpeza diária todas as manhãs. É uma pena que seja assim, já que Eunápolis é uma importante Cidade e importante entreposto comercial visitada por consumidores de toda a região. O mínimo que se pede é que a administração pública tenha a dignidade de olhar para a área.
Nota da redação: Esta é a primeira de uma série de matérias que iremos produzir mostrando o descaso com que Eunápolis vem sendo tratada pelo poder público municipal.