Secos, molhados & embriagados

Por: Sulbahianews
13/08/2013 - 23:07:19

Os primeiros aventureiros a ganhar dinheiro no nascente Brasil, foram os donos de entrepostos de vendas. Armazéns, pensões (ou pousadas), bares e restaurantes eram um excelente negócio nas encruzilhadas deste país. E ao redor de muitos destes estabelecimentos foram se arregimentando pessoas, a exemplo do que se  lê no excelente romance, ” Tocaia Grande”, de Jorge Amado.

Não foi diferente em Teixeira de Freitas. A partir da clareira aberta no local em que situa hoje a Praça dos Leões e da barraca do Chico D’água, foi crescendo o povoado. Os caminhoneiros, transportadores de madeira bruta, precisavam de um ponto de apoio para se abastecer.  A sua presença na clareira e o movimento humano no local, começaram a atrair interessados em abrir comércio na região. Ali nasceu a cidade.

Muitos destes locais marcaram época e foi por muito tempo o “point” de Teixeira de Freitas. Alguns ainda sobrevivem. Outros já fecharam as portas, como o Bar e Sorveteria São José que encerrou as atividades em Junho de 2013.

Quem se lembra do Restaurante Onça Q’Chora? Ali aconteceram muitos episódios importantes da história de Teixeira de Freitas. Foram fechados negócios e acordos políticos da maior importância.

E do Bar Gato Q’Ri?. Nossos boêmios tinham cadeiras cativas naquele local. Foi outro nome que marcou época. Ali também, políticos e empresários fecharam muitos acordos e vultuosos negócios.

Existiram outros lendários, como a Churrascaria Boi na Brasa, onde se encontrava um churrasco de costela de porco caipira imperdível. Ficava onde hoje se situa o Supermercado Casagrande.

Para a família inteira tínhamos a Sorveteria Polar, endereço preferido, principalmente nas tardes de sábado e manhãs de domingo. Hoje existem muitos estabelecimentos indicados para a família, como as panificadoras Pão Bom e Pão Gostoso, além da Sorveteria do Zorzo, delicioso sorvete, um alívio em terra quente.

Muitos velhos nomes continuam na batalha. Como o simpático Bobão e seu bar, pequeno, mas bem tradicional ali, perto do Hospital São Paulo. E o Bar do Belo. Um estabelecimento tão antigo que virou referência para quem procura qualquer coisa na região.

Tem o Bar do Zito, na Urbis. Há mais de duas décadas, a garantia de uma geladinha naquela região. Local que também é uma referência.

Temos também os nossos secos e molhados. Também presentes na história. Como o velho Supermercado Brasil. E os vendedores de material de Construção Zé Carlos, Casa Leuza (que fechou as portas recentemente), a Casa Barbosa e a Casa Morbeck.

Todos eles, indistintamente, têm seus rastros marcados na história de Teixeira de Freitas.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp