Coluna de Bento Quinto

Por: Bento Quinto
17/10/2011 - 06:25:12

Bento Quinto, comenta

O que está acontecendo com a humanidade? Mal saímos (saímos?) da crise financeira global gerada pela bolha imobiliária norte-americana no biênio 2008/2009 e já nos deparamos com outra situação desafiadora vivida por países europeus que, agora,  começa a explodir na forma de convulsões sociais. No último sábado e domingo a imprensa internacional revelou a realidade “nua e crua” vivida pela Grécia. Pessoas desesperadas, sentindo-se traídas pelos seus governantes fizeram grande manifesto expressarando seu ódio sob forma de acalorados protestos, incluindo saques a casas do comércio e ataques a forças de controle social do Governo.

É importante percebermos que o problema não é de modo algum isolado, atingindo apenas a Grécia, pois, outras nações do continente europeu enfrentam problema semelhante. Vozes do povo chegaram a dizer que “eles surrupiaram a força produtiva dos trabalhadores, enganaram a sociedade engordando os lucros dos bancos e destruíram o futuro das próximas gerações”, em alusão a um sistema de governo conivente com a perversidade de um capitalismo doentio, excludente e que incita as massas obrigando-as acordar para a realidade. A verdade é que os protestos neste momento estão acontecendo em pelo menos 80 países.  Que mundo é esse? Das ilusões? Das mentiras? Do caos?

Do lado de cá a presidente Dilma Roussef, tem falado com responsabilidade e ponderação sobre a crise que ameaça a economia global, enfatizando que, por mais que o Brasil esteja preparado, no entanto, ele não está absolutamente imune aos efeitos dessa amarga situação que mergulha as nações nesse novo desafio global. E o ministro Guido Mantega, procura acalmar o mercado interno dando explicações técnicas e políticas frente a esse novo panorama internacional.

Seja como for o homem é o único culpado por tudo isso, pois, Deus disse “crescei, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a”. Hoje, somos uma população global de cerca de 6 bilhões e 500 milhões de pessoas distribuídas em mais de 220 países. Quem tem culpa de poluir e devastar o Planeta? Quem extermina as espécies e promove as guerras? Quem cria e alimenta a ideologia da indústria armamentista que escoa sua maligna produção até pelo famigerado tráfico de armas? A quem interessa manter a fome no mundo? É claro, tudo em nome do capital que em última instância é o lucro, lucro e o lucro, não importa o resto...

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp