Começa no próximo dia 10, em Itagimirim, a campanha de vacinação contra o Sarampo

Por: Ascom / PMI
04/10/2019 - 18:18:32

A Prefeitura de Itagimirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará, na próxima quarta feira, 10, a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até 25 de outubro, as doses estarão disponíveis nos 2 postos de saúde da sede do município e no Distrito de União Baiana será em dias programados. Segundo a Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica do município, Itagimirim tem, hoje, aproximadamente 700 crianças na faixa etária de 6 meses até faltando um dia para completar 5 anos, e esse é o público alvo da vacinação. Já o Dia D da campanha, acontecerá no dia 19, a nível nacional.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, diz a o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Fernando Cirino.

A Vigilância avisa a todos que possuem filhos que fazem parte do público alvo, com dificuldades de locomoção, procurar a Unidade de Saúde e agendar uma visita dos agentes até o endereço da criança.

Contraindicações
A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e, sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Outros públicos
A campanha também terá uma segunda fase neste ano, focada em jovens de 20 a 29 anos. A ação está prevista para entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde. O Ministério da Saúde sugere ainda que pessoas com idade de 59 anos acima deve procurar um médico para fazer uma avaliação se deve ou não tomar a vacina.

ASCOM-Prefeitura de Itagimirim

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp