Mais de trezentos exames de mamografia são realizados em Itagimirim

Por: Ascom / PMI
02/08/2019 - 20:41:01

Foram concluídos nesta quinta-feira, 1º de agosto, os procedimentos de mamografia realizados em Itagimirim por meio de uma unidade móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. A equipe do projeto passou quatro dias na cidade, período em que atendeu centenas de mulheres da sede do município, do distrito de União Baiana e também da zona rural.

Durante a passagem da unidade itinerante pelo município, foram realizados 319 procedimentos de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária alvo da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A meta estipulada pelo órgão era de que 523 mulheres nessa faixa etária fossem atendidas.

É importante ressaltar que a estimativa inicial da Sesab levava em conta todas as mulheres dentro da faixa de 50 a 69 anos sem considerar, por exemplo, se as mesmas já haviam sido submetidas a mamografias há menos de um ano. Como a regulação municipal já vem encaminhando muitas pacientes para a realização de procedimentos, a demanda por esse tipo de exame já estava diminuindo, o que pode justificar o número de atendimentos ter ficado abaixo da meta do Programa de Rastreamento.

 
A Secretaria Municipal de Saúde comemorou os resultados obtidos pelo projeto, com o esvaziamento da demanda por mamografias entre a faixa etária alvo do programa. A Secretaria ainda ressalta que as mulheres de outras idades estão sendo acompanhadas pela regulação do município para a realização dos exames.

A Prefeitura de Itagimirim participou ativamente de todo o processo, disponibilizando grande parte da equipe da Secretaria de Saúde para promover a mobilização das pacientes, além de dar todo suporte ao atendimento das mulheres e aos profissionais que se deslocaram até o município para a realização das mamografias.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp