Unidade de Vigilância de Zoonoses é inaugurada em Porto Seguro

Por: Ascom / PMPS
23/04/2019 - 09:53:48

O feriado do descobrimento do Brasil nesta segunda-feira, 22 de abril, destacou-se pela entrega da sede própria da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em Porto Seguro. Trata-se da 27º obra construída e inaugurada na área da saúde. Destacado pela vasta infraestrutura moderna,  composto por equipamentos de ponta, o empreendimento faz parte da relevante parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Veracel Celulose.

A prefeita do município, Cláudia Oliveira, destaca que a administração pública se compromete com o cuidado aos animais, sobretudo com a saúde pública. Em seu pronunciamento, a gestora agradeceu a parceria estabelecida com a empresa Veracel e enalteceu o comprometimento dos servidores da saúde. "São inúmeras conquistas e hoje temos a satisfação de entregar esta grande obra a população de Porto Seguro. Meu muito obrigada a empresa Veracel, ao secretário de saúde, Kerrys Ruas, e toda a equipe da saúde que, junto a gestão municipal, consolida este relevante projeto. Nós temos avançado e buscamos fazer um trabalho de administração pública com excelência.", diz.

Autoridades presentes

Marcada pelo desenlace da fita inaugural seguida pelo descerramento da placa, a solenidade, liderada pela prefeita Cláudia Oliveira, foi prestigiada pelo secretário de saúde, Kerrys Ruas, tendo a participação do secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco, neste ato representando o governador Rui Costa.

O evento contou com a presença do assessor de relações institucionais da Veracel, Pedro Cardoso, do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Major França, da superintendente de vigilância em saúde, Larissa Altoe, do diretor da UVZ, médico veterinário, Paulo Roberto Lobo, da gerente de endemias, Marilda Mares, como também a presença do secretários de governo, vereadores, servidores da saúde e comunidade local.

 

Recursos aplicados

Com investimento aplicado na ordem de R$ 1.022.972,69,  para construção da obra, pavimentação e urbanização, a contrapartida municipal gira em torno de  R$  596 mil.

Dividido em blocos

Estruturalmente, a obra é composta por inovador projeto arquitetônico, contemplando diferentes ambientes, como: recepção, consultório, farmácia, pré anestésico, centro cirúrgico, pós-operatório, canil, gatil, sala de vacinas, baias, auditório, almoxarifados, salas dos técnicos.

Em espaço integrado, a UVZ abriga também a Vigilância às Endemias,  Educação Popular em Saúde, Controle Vetorial da Aedes Aegypti,  Programa de Controle da Esquistossomose e Equipe de Controle Especial.

Atribuições

Com área total de 5.826,00 metros quadrados, sendo 474,00 metros de espaço construído, a Unidade de Vigilância em Zoonoses é um estabelecimento de saúde que é mantido exclusivamente com recursos próprios, garantindo a execução das ações de controle de doenças transmissíveis ao homem, como leishmaniose, raiva e febre amarela,  que fazem parte das atividades de Vigilância em Saúde e prevenção, sendo um centro de referência em programas de cuidados e bem estar animal, visando garantir a  promoção e proteção à saúde humana.

Dentre as importantes ações desenvolvidas na UVZ, destacam-se: apreensão de animais errantes de pequeno e grande porte, verificação de denúncias de maus tratos, controle populacional de animais, campanha de vacinação antirrábica anual, imunização de rotina, recolhimento de animais mortos e encaminhamento para análise.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

 
 
 
 
 
 
 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp