Na cidade de Itagimirim a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito aconteceu na quadra de esportes do colégio Othoniel Ferreira. O início foi por volta das seis da tarde. Como manda o Regimento Interno da Câmara Municipal o vereador mais votado conduziu os trabalhos, nesse caso o vereador eleito Júnior do Carmo (PRTB), assessorado pelo vereador Luiz Roberto Veiga (PHS).
Compuseram a Mesa dos Trabalhjos os ex-prefeitos José santos Queiroz e Gildo Gonçalves da Costa além do presidente e do 1 secretário da Câmara de Itapebi, Florisvaldo Nunes e Paulo Roberto Rosa, respectivamente. Após a posse dos vereadores foram apresentadas duas chapas que concorreram a Mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2009/2010. A chapa encabeçada pelo vereador Júnior do Carmo foi vencedora com cinco dos noves votantes. A Mesa ficou assim composta: Presidente: Júnior Carlos Rodrigues Santos (Júnior do Carmo, PRTB), Vice-presidente: Luiz Roberto Veiga (PHS), 1º secretário: Rogério Andrade de Oliveira (PP) e 2º secretárioLuiz Guimarães dos Santos (PRB).
A posse do prefeito eleito Rielson Lima e seu vice Alberto Luiz Conceição (Beto), aconteceu debaixo de muitos aplausos. Dois vereadores o acompanharam na entrada do recinto quando ambos que estavam acompanhados com suas respectivas esposas foram recebidos pelos membros da Mesa de Trabalhos. Após proferir as palavras do juramento deu-se por empossado o prefeito e o vice da cidade de Itagimirim para o mandato de quatro anos a começar no dia 1 de janeiro de 2009. Rielson ainda assinou todos os Decretos de Posse de seus secretários que se fizeram presentes.
Muitas autoridades locais e das cidades de Itapebi, Salto da Divisa e Eunápolis se fizeram presentes. Amigos e parentes dos eleitos vieram de várias partes do país para presenciar a cerimônia de posse. Os jornais O Farol, Opinião, O Sollo, sites radar64 e canal20 estavam representados.
Discursos afinados levantaram aplausos e vaias. Todos os vereadores tiveram a oportunidade de usar da tribuna para suas considerações e agradecimentos. A reação dos convidados ficou por conta de cada orador.
O cerimonial manteve o clima de paz e serenidade e até de descontração. O vice-prefeito Alberto fez um discurso de desabafo e fez duras críticas às ações de final do governo que se encerrou. O prefeito Rielson Lima lembrou das denúncias de compra de votos a ele imputadas pelo candidato derrotado que ficou em 2º lugar. Rielson falou das dificuldades de sua campanha e reafirmou o compromisso de “cuidar das pessoas”, especialmente dos mais carentes. Dentre suas primeiras ações, o prefeito empossado priorizou a campanha de combate à Dengue que se alastra pela cidade. Falou do mutirão da limpeza urbana e apuração de supostos desvios de documentos e equipamentos da Prefeitura.
Seus agradecimentos se estenderam a toda a comunidade itagimiriense.
Depois da cerimônia houve festa na praça com bandas local e regional, onde o povo curtiu até altas horas da madrugada. Um coquetel foi oferecido a alguns convidados e secretários da prefeitura na residência do empresário Jorge Vieira.
Por: Gil Rocha - Site Canal20.net
Fotos: Sonaide Gonçalves