Ressaltando o transcurso de mais de 60 anos de historia em defesa da fé cristã, da família e da sociedade no município de Eunápolis, a Câmara de Vereadores aprovou a Moção de Aplauso e Reconhecimento nº 06/2025, durante a sua 1259ª Reunião Ordinária, na manhã desta quinta-feira (25/09), com o voto de todos os Vereadores presentes. Autoria da proposição é do Vereador Valdiran Marques (PSD).
Justifica o autor que a Primeira Igreja Batista desenvolve um trabalho incansável dos pastores, líderes e voluntários que, “com amor e dedicação, tem guiado a congregação, proporcionado um ambiente acolhedor e inspirador para todos. A trajetória da Igreja Batista Nacional é um testemunho de fé, perseverança e compromisso com os ensinamentos de Cristo”.
Na leitura do texto da homenagem foi descrita boa parte da trajetória da Igreja em Eunápolis. Segundo o Regimento Interno da Casa Legislativa, moções como a de aplauso são proposições destinadas a manifestar reconhecimento por eventos ou instituições de significativa relevância, como forma de estímulo e valorização do exemplo público.
“Nesse sentido, parabenizo a todos os membros da Primeira Igreja Batista de Eunápolis por este importante aniversário. Que os próximos anos sejam repletos de bênçãos, crescimento espiritual e muitas realizações“, destacou o autor, lembrando que os membros do Poder Legislativo Eunapolitano comungam do mesmo pensamento, de que a Primeira Igreja Batista de Eunápolis faz jus a essa honrosa Moção de Aplauso e Reconhecimento.
Diante da história descrita e atendidas as formalidades regimentais, formalizou-se o registro em ata da Moção de Aplauso nº 06/2025 com votos de todos os vereadores presentes no plenário.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Primeira Igreja Batista em Eunápolis (PIBE), fundada em 1954 e emancipada em 05 de setembro de 1965, consolidou-se não apenas como uma comunidade de fé, mas como um agente ativo na promoção da dignidade da pessoa humana.
Com cerca de 500 membros e duas congregações em bairros do Alegria e Alecrim, a PIBE também é responsável pelo nascimento de diversas outras igrejas na cidade, como Igreja Batista Canaã, Igreja Batista Nova Betânia, Igreja Batista Nova Jerusalém, Igreja Batista Comunhão e Igreja Batista Ebenézer.
Para além das celebrações religiosas, a instituição mantém projetos sociais, ações voluntárias e parcerias com instituições públicas e privadas. Um dos principais instrumentos dessa atuação é o CECOM (Centro Comunitário Batista de Eunápolis), entidade filantrópica vinculada à igreja, de natureza não religiosa, que oferece suporte educacional, cultural e emocional a crianças e adolescentes em situação de risco social.
Dentre os projetos de destaque está o Bom Samaritano, que distribui refeições a pessoas em situação de rua, promovendo não apenas o alívio da fome, mas também o resgate da dignidade. A igreja atua ainda como interlocutora junto ao poder público, buscando garantir que os direitos das pessoas atendidas sejam respeitados e que políticas públicas sejam efetivas e inclusivas.
Fonte da Informação Ascom/CME
Fotos: Milton Guerreiro