A solenidade de abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Eunápolis, com parlamentares e autoridades dos três poderes, marcou o início da 10ª legislatura no município. A sessão solene começou às 9:20h nesta quinta-feira, dia 06 de fev. com a execução do Hino Nacional. As mensagens do Executivo e do Presidente da Casa foram o ponto alto da cerimônia que oficializa o reinício dos trabalhos no plenário do Legislativo.
Em especial deferência, o Poder Executivo, representado pelo vice-prefeito, Benedito Carvalho (pastor Bené), e demais secretários de governo, participou da cerimônia. O vice-prefeito foi convidado para a Mesa Diretora e comentou a mensagem do Executivo pontuando algumas mazelas da administração passada.
O novo presidente da Câmara, Valdiran Marques (PSD) conduziu a cerimônia contemplando a presença dos colegas, do público e dos internautas e, em seu pronunciamento, frisou que “os vereadores devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação dos gastos públicos, verificando se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos ou das normas e princípios básicos aplicáveis ao setor público”. Aconselhou.
Em seguida, ponderou dizendo que “que atuar de maneira independente não significa impor uma perseguição política desnecessária ou um ambiente de conflito entre os Poderes que não represente um ganho para a sociedade”. E completou:
“O vereador, quando controla a ação do gestor público municipal, está cumprindo uma obrigação fixada pelo texto da Constituição brasileira de 1988”. Salientou Valdiran Marques.
Por sua vez, o vice-prefeito, Benedito Carvalho, destacou que a atuação da municipalidade “deva se basear em pilares essenciais como a saúde pública, o crescimento econômico e o desenvolvimento social”.
Após o intervalo regimental a sessão solene deu lugar à realização das 1234ª sessão ordinária, com pronunciamentos dos vereadores tanto no pequeno quanto no grande expediente. Houve ainda aprovação de 10 indicações e dois requerimentos pautados na Ordem do Dia.
Fonte: Diretoria de Comunicação/CME