PL que garante reconstrução de mama em mulheres vítimas de câncer é aprovado na Câmara de Vereadores de Eunápolis

Por: Ascom / CME
25/11/2022 - 19:38:14

Por: Ascom / CME

Com as faltas justificadas dos vereadores José Carlos Barbosa (UB) e Francis Gabriel (PTC), o plenário da Câmara de Vereadores de Eunápolis aprovou, em segunda e última votação, o Projeto de Lei do Legislativo 20/2022, que institui no âmbito do município de Eunápolis Bahia, o direito à toda mulher que foi mutilada pelo câncer, a realizar a cirurgia plástica reparadora da mama em seguida à retirada do tumor, quando houver condições médicas.

A matéria, que recebeu 15 durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 24 de novembro, agora segue para a apreciação e sanção da prefeita Cordélia Torres (UB).

O câncer de mama é uma espécie de fantasma que assusta toda mulher. Muitas vezes a cura envolve a mutilação do corpo naquilo que é mais simbólico da feminilidade, os seios, colocando em risco também a saúde psíquica da mulher.

Foi por causa disso que a vereadora Arilma Rodrigues (UB) apresentou o projeto que autoriza o município de Eunápolis, por meio da rede pública de saúde, a realizar a cirurgia plástica reparadora da mama em toda mulher que foi mutilada por essa doença.

 

A vereadora avalia que a intenção do projeto é excelente. “Nesta quinta feira, 24/11 vibrei com os 15 votos de todos os parlamentares desta casa e espero sanção da prefeita. A reconstituição da mama traz um benefício enorme para a autoestima da mulher. O estigma da mastectomia é muito grande. Há estudos que mostram que a mama é o ponto principal da feminilidade — afirma.”

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2023 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
CNPJ: 12.652.562/0001-07 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp