
Unidades vinculadas orientam o público sobre prevenção e proteção a grupos vulneráveis
Equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) participam da 10ª edição da Expo Segurança, realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro, no Shopping da Bahia, em Salvador, com ações voltadas à conscientização e à proteção de grupos vulneráveis.
Durante o evento, estandes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (Dercca) e do Núcleo Especializado em Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca) orientam o público sobre a prevenção e o enfrentamento aos crimes de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As equipes também esclarecem sobre a identificação de sinais de abuso e situações de risco, com orientações direcionadas a pais, responsáveis e educadores.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) destaca a importância da identificação dos diferentes tipos de violência doméstica e das formas de prevenção, com ênfase nas Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e na rede de apoio às vítimas, promovendo acolhimento e fortalecendo a confiança das mulheres nos serviços oferecidos pela Polícia Civil.
A Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) orienta o público sobre como identificar e prevenir situações de abuso, violências física, psicológica e patrimonial, além de casos de negligência, com o objetivo de promover o respeito, a dignidade e a segurança da pessoa idosa, bem como conscientizar familiares e cuidadores.
Equipes da Delegacia Especializada em Crimes Raciais e de Intolerância Religiosa (Decrin) realizam ações educativas voltadas ao esclarecimento sobre crimes de racismo e injúria racial, além de orientar sobre o registro de ocorrências e o enfrentamento à discriminação. Já a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) esclarece sobre atos infracionais e medidas socioeducativas, com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com caráter educativo e preventivo.
A 10ª edição da Expo Segurança segue aberta ao público até o dia 31 de janeiro, com estandes de outras unidades da Polícia Civil, localizados na Praça Verão (Setor 2).
Por: Matheus Nogueira / Estagiário, sob supervisão de Priscila Carvalho / Ascom PCBA