
A ação integra a Operação Anátema, coordenada pelo Draco
Um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, apontado como uma das lideranças locais de um grupo criminoso, foi cumprido na cidade de Porto Seguro, no extremo-sul baiano, na segunda-feira (22/12). A captura é um desdobramento de investigações que visam desarticular uma estrutura ilícita responsável pela movimentação de grandes quantias financeiras provenientes do tráfico de drogas.
A ação integra a Operação Anátema, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). O trabalho investigativo, que já alcançou sua segunda fase, identificou ramificações do grupo em estados como Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Estima-se que a organização tenha movimentado cerca de R$ 4 bilhões nos últimos cinco anos.
No momento da abordagem, o investigado tentou obstruir o trabalho policial. Ao ser notificado sobre a ordem judicial, o homem destruiu o próprio aparelho celular com o objetivo de dificultar o acesso a informações e se recusou a assinar o mandado.
Após a formalização dos procedimentos, o preso foi submetido a exames de lesões corporais e passará por audiência de custódia. Posteriormente, será realizada sua transferência para Salvador, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
As diligências foram executadas por equipes da 1ª Delegacia Territorial e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro, com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático de Investigação (GATTI/ Sul).
Por: Andrei Sansil / Ascom PCBA