A atividade envolveu comunidades indígenas em Porto Seguro, Prado e Itamaraju
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Corregedoria e da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin), realizou, entre os dias 2 e 4 de setembro, uma série de atividades nos territórios indígenas Comexatibá e Barra Velha, abrangendo aldeias localizadas nos municípios de Porto Seguro, Prado e Itamaraju.
Na ação, realizada em parceria com a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SPPI), vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), a Corregedoria e a Decrin conduziram oitivas e promoveram atividades preventivas e formativas com crianças e adolescentes das comunidades, apresentando os serviços prestados pela primeira delegacia especializada do estado voltada ao enfrentamento do racismo e da intolerância.
As atividades ocorreram presencialmente e de forma remota na Aldeia Pé do Monte (Território Barra Velha) e na Aldeia Kaí (Território Comexatibá). As aldeias Pataxó Pé do Monte, Kaí, Boca da Mata 2, Aldeia Nova e Caciana também estiveram entre as comunidades atendidas.
De acordo com o delegado Ricardo Amorim, responsável pela Decrin, as escutas reforçam a importância de ouvir diretamente as lideranças indígenas para a construção de medidas que assegurem respeito, dignidade e representatividade.
“O compromisso da Polícia Civil é atuar de forma integrada com os órgãos parceiros, garantindo que os direitos dos povos indígenas sejam protegidos e que os responsáveis por violações sejam devidamente responsabilizados. As informações coletadas subsidiarão os inquéritos em andamento e orientarão novas ações junto às comunidades indígenas no Extremo Sul do estado”, destacou.
Pedro Moraes / ASCOM-PCBA