Estrutura moderna recebeu investimento de R$ 7,4 milhões e reforça o atendimento à sociedade no Sertão pernambucano
Na manhã desta sexta-feira (08/08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou as novas instalações da Delegacia PRF e da Unidade Operacional no município de Petrolina (PE), localizadas no km 177 da BR-428, no Sertão pernambucano. O evento contou com a presença de autoridades da instituição de diversos estados, incluindo o superintendente da PRF na Bahia, Vagner Gomes, que esteve acompanhado de gestores da regional baiana.
As novas unidades receberam um investimento de R$ 7,4 milhões e ocupam uma área de 6.123 m², sendo 516 m² de área construída. A Unidade Operacional foi equipada com cobertura, blindagem, sala de treinamento e miniauditório. Já a Delegacia conta com 14 ambientes internos, auditório e estacionamento para viaturas, oferecendo condições estruturais mais modernas e eficientes para o trabalho das equipes.
O diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, o superintendente da PRF em Pernambuco, Cleiton Medeiros, e demais convidados visitaram cada espaço e conheceram de perto as melhorias implantadas. Durante seu discurso, o diretor-geral destacou a importância estratégica da PRF no Sertão pernambucano e reforçou que a nova estrutura permitirá maior eficiência do trabalho policial. “Nossa presença agora permite uma maior eficiência do principal ativo da PRF, que são os nossos servidores, que terão uma estrutura digna e a possibilidade de prestar um serviço melhor à sociedade brasileira”, afirmou.
A solenidade também foi marcada por homenagens a policiais que deixaram um legado para a instituição. A nova Delegacia recebeu o nome do PRF Cosme Rodrigues de Araújo, enquanto a Unidade Operacional homenageia o PRF Luís Moraes Fraga. Ambos dedicaram mais de 30 anos de serviço à PRF. O descerramento das placas foi feito pelo diretor-geral e pelo superintendente regional, acompanhados das famílias dos homenageados.
A Delegacia PRF em Petrolina atende 310 km de rodovias federais que atravessam as BRs 428, 407 e 235, abrangendo cinco municípios do Sertão pernambucano e também Juazeiro, na Bahia. A região é considerada estratégica por estar no Vale do São Francisco, polo de produção e distribuição de frutas e vinhos para todo o país. Além da unidade na BR-428, a delegacia mantém postos em Santa Maria da Boa Vista e Afrânio.
Em 2024, as equipes da Delegacia de Petrolina realizaram importantes ações de segurança viária e combate ao crime, com destaque para a apreensão de 427 mil maços de cigarros contrabandeados, mais de seis mil toneladas de excesso de peso em veículos de carga, recuperação de 48 veículos e prisão de 308 pessoas por diversos crimes.