Palestras, panfletagem, entrevistas e blitz educativa marcam segunda semana da Campanha Maio Amarelo 2023

Por: Ascom / PRF - BA
18/05/2023 - 16:24:29

Este mês é dedicado a conscientização sobre a segurança no trânsito, por meio de hábitos e atitudes responsáveis que contribuam para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza desde o início do mês ações educativas e interativas alusivas a Campanha Maio Amarelo 2023.

O principal objetivo da campanha é o de conscientizar a sociedade a tornar o trânsito mais seguro, internalizando valores que contribuam com ações e comportamentos de valorização da vida.

As equipes estão mobilizadas em todas as regiões do estado e trazendo orientações para que os diversos atores do trânsito sejam eles condutores, passageiros, ciclistas ou pedestres adotem atitudes prudentes no trânsito.

Nas empresas, a PRF aposta na conscientização e estão sendo realizadas ciclo de palestras com o objetivo de disseminar informações sobre educação no trânsito. Na oportunidade, os funcionários e colaboradores dessas empresas são levados a pensar em uma condução de forma segura e cautelosa.

Também estão sendo visitados estabelecimentos de ensino para um bate-papo com os alunos sobre as leis de trânsito e sobre questões relativas a segurança e também prevenção de acidentes, pois a educação para o trânsito é fundamental na formação das crianças e adolescentes, pois abrange um ‘leque’ de princípios éticos que irão balizar o comportamento das futuras gerações de condutores.

Já nos postos da PRF, aliado as atividades de fiscalização, motoristas, motociclistas, passageiros e ciclistas são convidados a assistir mini-palestras com temas variados, onde os participantes recebem dicas de segurança e são exibidos vídeos que apresentam comportamentos inadequados no trânsito e as graves consequências dessas condutas.

Como surgiu o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito.

Como curiosidade, a cor amarela foi escolhida por representar o sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente nos semáforos. Por isso, ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. É um alerta para que a sociedade entenda que sua efetiva participação é indispensável para a mudança de comportamento nas vias de circulação.

Resolução do CONTRAN estabelece que as campanhas educativas de trânsito em 2023, a serem veiculadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), contenham a mensagem “No trânsito, escolha a vida”. Para o Maio Amarelo deste ano, a Polícia Rodoviária Federal foi além e acrescentou o tema “Nossas escolhas salvam vidas”, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitada.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp