O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a apreensão recorde de armas no Paraná

Por: Portal G1 / Paraná
19/01/2023 - 22:48:49

Arsenal com 161 armas estava escondido dentro de dois caminhões em fundos falsos. O caso foi registrado na madrugada desta quinta (19) em Iporã e Perobal, no noroeste do Paraná

Por: G1 PR e RPC Noroeste

Um arsenal com 161 de armas de grosso calibre foi aprendido em dois caminhões carregados com arroz na madrugada desta quinta-feira (19), em Iporã e Perobal, ambos no noroeste do Paraná, durante abordagem policial na PR-323. Duas pessoas foram presas, de acordo com a Polícia Militar.

O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Cel. Hudson Leôncio Teixeira, e o Comandante-Geral da PM, Cel. Sérgio Almir Teixeira, afirmaram que a apreensão é a maior registrada na história da corporação.

Até então, de acordo com a polícia, o recorde eram 20 fuzis encontrados em um fundo falso no porta-malas de um carro.

O que falta esclarecer:

  • De onde saiu o armamento?
  • Onde seria entregue?
  • Quem encomendou o armamento?
  • Onde as armas foram fabricadas?

O que se sabe sobre o caso:

  • Como foi a apreensão?
  • Quais armas foram apreendidas?
  • O que será feito com as armas?
  • Quem foi preso?
  • Para aonde as armas iriam?

Veja fotos da apreensão:

 

Como foi a apreensão?

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu o armamento que estava escondido em fundo falso de dois caminhões que foram abordados em dois lugares distintos.

A primeira abordagem ocorreu na base da PRE. O caminhão, com placas do Paraguai, levantou suspeita dos agentes que revistaram o veículo.

Com a ajuda dos cães farejadores, um fundo falso foi encontrado dentro da cabine do caminhão com 93 armas e carregadores. A corporação pediu reforço.

Com apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), um segundo caminhão, com as mesmas características do primeiro, foi abordado. Dentro do veículo um fundo falso foi encontrado com 68 armas, 115 carregadores e munições.

Quais armas foram apreendidas?

No total foram apreendias 161 armas, carregadores e munições. Veja abaixo a quantidade.

  • 125 pistolas;
  • 2 revólveres;
  • 24 espingardas de calibre GA 12;
  • 10 fuzis 762 de origem estrangeira;
  • 115 Carregadores de fuzis e pistolas;
  • Munições (em contagem)

 O armamento foi levado para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, no oeste do Paraná. 

O que será feito com as armas?

De acordo com a Polícia Militar, as armas serão periciadas pela Polícia Científica.

O Comando da PM afirmou que vai solicitar ao Poder Judiciário da possibilidade das armas, que tiverem condições uso, serem destinadas às forças policiais na região de fronteira.

Alguém foi preso?

Os dois motoristas foram presos em flagrante e levados para delegacia da Polícia Federal para prestar depoimento.

A identidade dos suspeitos não foi divulgada. Não há prazo para que as investigações sejam concluídas, conforme a polícia.

Para aonde as armas iriam?

De acordo com Comandante-Geral da PM, Cel. Sérgio Almir Teixeira, ainda não há informações de onde o armamento saiu e qual seria o destino, mas acredita-se que para São Paulo.

"O destino dessas armas, se iriam ficar no Brasil ou iriam para fora do país, ainda não temos essas informações, uma vez que foi em uma operação de rotina. Certamente isso acontecerá em uma segunda fase para localizar essas pessoas [...]. Aí, então, termos o conhecimento se essas armas ficariam no Brasil, ou com a facção 'A' ou 'B'", explicou.

A maior apreensão do Paraná

Segundo levantamento da Polícia Militar, esta é a maior apreensão de armas registrada pela corporação em 168 anos de história.

Antes, o maior número de armas empreendidas pelos agentes, segundo a PM, foi em setembro de 2020, em Arapongas, no norte do Paraná, quando foram encontrados 20 fuzis em um fundo falso no porta-malas de um carro.

Armamento exclusivo das forças armadas

Conforme o Tenente-Coronel Dorecki, do BPFRON, o armamento é de uso restrito das forças armadas e de origem estrangeira. Ainda não se sabe onde foram fabricados.

"Todo esse armamento poderia ser usado para prática de qualquer tipo de crime violento [...] são armas de calibre restrito", explicou.

Segundo Dorecki, as armas são de grosso calibre, geralmente, usadas em roubo a banco.

 
 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2023 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
CNPJ: 12.652.562/0001-07 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp