Em ocorrências distintas, PRF resgata pássaros sendo transportados irregularmente dentro de ônibus

Por: Ascom / PRF - BA
19/08/2022 - 11:16:44

Aves silvestres da fauna brasileira foram resgatados durante abordagem da PRF a um ônibus de viagem na BR 116 em Vitória da Conquista (BA).

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 08 aves silvestres, em trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (17) , em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) e tinha como destino a capital alagoana, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e encontraram os pássaros presos em gaiolas, demonstrando total falta de cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 16h20, quando foram resgatados 04 (quatro) aves que estavam aprisionadas em uma gaiola pequena. As aves da espécie papa-capim estavam dentro de uma mochila, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.

O responsável pelos animais relatou que adquiriu aves em Ribeirão Preto (SP) por R$ 120 e pretendia levá-las para o seu irmão que mora em Maceió.

Em continuidade a vistoria, os policiais avistaram outra gaiola que estava dentro de uma caixa térmica. Foram resgatados mais quatro pássaros, também conhecidos popularmente como papa-capim. O responsável pelas aves, uma aposentada de 56 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que capturou os pássaros no sítio onde mora. Disse ainda que pretendia levar os animais para Maceió e entregar para seu padastro.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp