Policia federal desvenda mistério das bolsas de cocaína encontradas no litoral da Bahia e Espírito Santo

Por: Carlinhos Carlos
26/11/2021 - 21:10:14

O mistério que rondava as bolsas naúticas que apareceram ao longo dos últimos meses no litoral da Bahia e Espiríto Santo foi resolvido. A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Mar Aberto para desmobilizar uma organização criminosa usava barcos pesqueiros para traficar toneladas de cocaína. Os criminosos simulavam operações de pesca para movimentar as cargas da droga em alto mar. São eles os responsáveis pelas 17 bolsas naúticas cheias de cocaína que foram encontradas por moradores do litoral desses dois estados nos últimos meses.

Ao todo, quase meia tonelada da droga foi parar nas areias das praias da Bahia e do Espírito Santo. As investigações indicam que a organização criminosa movimentou ao menos 6,5 toneladas de cocaína no último ano. De acordo com a PF, os investigados deverão responder pelos crimes de tráfico internacional e associação para o tráfico.

Os traficantes contavam com uma tripulação profissional e experiente em travessias intercontinentais. Navios estrangeiros, então, resgatariam a droga e a levariam até cidades da África e Europa.

As bolsas naúticas de cocaína tiveram origem em uma dessas embarcações. No dia 27 de fevereiro de 2021, uma embacarção saída do porto de Natal (RN) estava sendo monitorada pela PF, quando se aproximou do litoral do Recife e, então, teria recebido uma carga de 2,8 mil kg de cocaína. Em seguida, a embarcação teria partido rumo África. Perseguida em alto mar, a tripulação teria optado por soltar a carga no oceano Atlântico. Meses depois, entre maio e julho, as bolsas de cocaína começaram a aparecer no litoral brasileiro. Foram registradas ao menos 17 bolsas, totalizando 442kg de cocaína.

No dia 3 de julho, uma carga de 2,8 toneladas de cocaína foi encontrada em uma embarcação na foz do rio Itajaí-Açu. A droga estava ocultada abaixo de uma camada de gelo. Os sete tripulantes foram presos em flagrante. No dia 20 do mesmo mês, 884kg da droga foram encontrados no porão de um barco, atrás de redes de pesca.

A Polícia Federal cumpriu na terça-feira cerca de 20 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Florianópolis, Itajaí, Navegantes e São José), Paraná (Curitiba e Matinhos) e Espírito Santo (Itapemirim), além de 6 mandados de prisão preventiva de outros investigados. Entre os objetos e bens sequestrados pela PF estão veículos, imóveis e duas embarcações de pesca industrial, pertencentes ao grupo criminoso.

Um dos líderes da quadrilha foi preso pela PF em Itajaí. A prisão ocorreu momentos antes dele ser submetido a uma cirurgia plástica no rosto. A intenção do traficante era ficar “irreconhecível” para não ser preso.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp