Eunápolis: Policiais prendem envolvidos em queimas de ônibus e caminhão de lixo

Por: Ascom / 23@Coorpin
11/03/2021 - 12:44:36

Na manhã desta quinta-feira, 11/03/2021, policiais civis e militares prenderam 12 pessoas em investigações acerca da queima de ônibus e caminhão de lixo, ocorridos em Eunápolis nos meses de outubro e dezembro do ano passado. As prisões foram realizadas nos municípios de Eunápolis, Ilhéus e Monte Mor/SP.

As investigações apuram o incêndio de três ônibus do transporte público de Eunápolis e de um caminhão da limpeza pública, fatos ocorridos nos dias 26/10, 29/10 e 26/12 do ano passado.

Durante esse período, verificou-se que os incêndios foram ordenados por líderes de uma facção criminosa de Eunápolis, envolvida com o tráfico de drogas, roubos e homicídios e tinham como objetivo inibir as ações policiais de repressão ao crime.

Os ataques ao transporte público foram autorizados por um indivíduo conhecido como BODE, preso no Estado de São Paulo. Tal investigado estava evadido do Conjunto Penal de Eunápolis porquanto não tenha retornado do “saidão do dia das crianças”, em outubro de 2020; e de lá, autorizava essas e outras ações criminosas.

Ele foi preso por policiais civis da Bahia e de São Paulo na manhã de hoje no município de Monte Mor/SP, a 122 km da Capital paulista, no mesmo momento em que outros mandados eram cumpridos em Eunápolis e Ilhéus, e já está sendo recambiado de volta para a Comarca de Eunápolis onde responderá pelas ações criminosas.

Outro investigado, OREA, também foi preso na manhã de hoje na posse de duas armas de fogo em Ilhéus/BA por policiais civis da 7ª COORPIN/Ilhéus, local de onde ele determinava as queimas dos veículos e outras ações criminosas, repassando as ordens de BODE, homiziado em Monte Mor/SP.

Conforme constatado, os envolvidos chegaram a cogitar incendiar oito ônibus no dia 26/12, mas os veículos foram estrategicamente retirados de circulação. Por conseguinte, foi incendiado um caminhão prensa que estava realizando a coleta de lixo na cidade.

Chegaram a cogitar ainda incendiar veículos de uma funerária e a praticar outras ações criminosas contra patrimônios públicos, estaduais e municipais, e também contra patrimônios privados, crimes estes estrategicamente obstados pelas forças de segurança do município.

No curso de toda a operação foram apreendidos mais de 25 quilos de drogas, 07 armas de fogo e cerca de 60 mil reais em dinheiro; e foram presas 12 pessoas.

As ações de hoje envolveu Policiais Civis de unidades da 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS, 6ª COORPIN/ITABUNA, 7ª COORPIN/ILHÉUS, do município de Monte Mor/SP; e de Policiais Militares, da 7ª CIPM/EUNÁPOLIS, RONDESP SUL e CIPA MATA ATLÂNTICA, além do apoio de inteligência da SI/SSP/BA.

Os mandados Judiciais foram expedidos pelo Juiz DR HEITOR AWI MACHADO DE ATAYDE, Titular da 2ª Vara Crime da Comarca de Eunápolis. O Promotor do caso é o DR DINALMARI MENDONÇA.

FONTE: 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2021 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
CNPJ: 12.652.562/0001-07 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp