Eunápolis: Policia Civil prende golpista qua agia em vários estados da federação

Por: Ascom / 23ª COORPIN
07/03/2021 - 21:09:33

Na manhã deste sábado, 06/03, Policiais Civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos prenderam em Eunápolis um dos integrantes de uma organização criminosa voltada a golpes do “Falso Motoboy”.

Trata-se de uma modalidade criminosa em que as vítimas são levadas a entregar seus cartões com as senhas a pessoas que se passam como funcionários do banco. Tal golpe vem sendo aplicado em todo o país, conforme matéria da última edição do Fantástico.

Para levar as vítimas a erro, os criminosos contam com uma engenhosa estratégia, entre elas, uma equipada central de Telemarketing e diversos prepostos espalhados em vários municípios da Federação.  

A pretexto de confirmar uma compra em outro Estado, os golpistas ligam para o telefone fixo da vítima, passando-se pelo departamento de segurança da empresa de cartão de crédito.

Ao receber a óbvia resposta negativa sobre a falsa compra, os golpistas informam que isso indica que o cartão da vítima foi clonado e a orientam a imediatamente efetuar o bloqueio pelo “0800” do verso do cartão.

Ao seguir a orientação, no entanto, os golpistas seguram a linha de forma que a vítima, apesar de ter digitado o “0800” do verso de seu cartão, continua, em verdade, falando com a quadrilha, que colhem dados, como CPF, senha e código de segurança do cartão.

Para completar o golpe, a quadrilha, orienta a vítima que quebre o seu cartão, sem, no entanto, danificar o chip de segurança, informando que enviará um funcionário para recolhê-lo a fim de ser periciado.

De posse do cartão e dos demais dados colhidos na ligação, os golpistas obtém o suficiente e necessário para efetuar compras diversas e acessar a conta da vítima para subtrair os valores ali existentes.

Em Eunápolis, várias vítimas já formalizaram boletim de ocorrência, num total de cerca de 120 mil Reais subtraídos.

O indivíduo preso hoje em Eunápolis tem 19 anos e, apesar de alegar ser da cidade de Penedo/AL, apresenta forte sotaque paulista. Ele é o suposto funcionário do banco que vai de mototáxi à casa da vítima para recolher o cartão “quebrado”.

Com base nas imagens colhidas ao longo das investigações, foi realizado acompanhamento velado e outros métodos investigativos que permitiram identificar o local onde o investigado estava hospedado e prendê-lo em flagrante no exato momento em ele movimentava a conta de uma das vítimas em um caixa eletrônico de autoatendimento.

MATERIAL APREENDIDO:            
 -R$ 787,00 em dinheiro
- 09 máquinas de cartão
- 12 cartões magnéticos  

FONTE: 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp