Por: Urbino Brito
Eunápolis (05/06) - Em meio às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, surge a inevitável pergunta: temos algo a comemorar? Aqui em Eunápolis, a situação do Rio Buranhém é um triste reflexo das crises ambientais que afligem inúmeras comunidades ao redor do mundo.
O Rio Buranhém, que é vital para o abastecimento de Eunápolis e diversas comunidades rurais e povoados nos municípios de Santo Antônio do Jacinto (MG), Guaratinga e Porto Seguro (BA), está em estado crítico. Este rio nasce na Pedra do Cachorro, na Serra dos Aimorés, em Santo Antônio do Jacinto (MG), e percorre uma extensão de 148 km, sendo 20 km em Minas Gerais e 128 km na Bahia.
Um Rio em Estado Crítico
O estado de saúde do Rio Buranhém é alarmante. Bastam apenas 15 dias de sol intenso para que ele quase seque completamente. A falta de ações efetivas para sua revitalização por parte dos governos municipal, estadual e federal é um reflexo do descaso com que muitas vezes tratamos nossos recursos naturais. A inação perante a degradação desse importante manancial é desoladora.
Água é vida, e a negligência em relação à preservação de fontes hídricas como o Rio Buranhém compromete não apenas o abastecimento local, mas também a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades dependentes.
A Voz Solitária de Urbino Brito
O repórter Urbino Brito tem sido uma voz solitária na defesa do Rio Buranhém. Ele realizou três sobrevoos de avião, além de percorrer a região de moto e bicicleta, documentando a situação caótica deste rio. Sua dedicação em expor a realidade deste "paciente na UTI" é um apelo urgente para que medidas sejam tomadas.
Imagens produzidas em 18/12/2023
Reflexão e Ação
No Dia Mundial do Meio Ambiente, é crucial refletir sobre o estado dos nossos recursos naturais e a urgência de ações concretas para sua preservação e revitalização. Celebrar o meio ambiente deve ir além de um mero reconhecimento simbólico; deve ser um compromisso com a sustentabilidade e a vida.
A situação do Rio Buranhém é um exemplo claro de que ainda há muito a ser feito. Para que possamos verdadeiramente comemorar este dia, é imperativo que haja uma mobilização conjunta de governos, organizações e cidadãos em prol de ações efetivas de preservação ambiental.
Essas imagens são de datas diferentes
Conclusão
Portanto, ao questionar se temos algguma coisa para comemorar hoje, a resposta deve ser ponderada. Sim, há conquistas e avanços na luta pela preservação ambiental, mas também há muitos desafios a serem superados. A situação do Rio Buranhém nos lembra da urgência de agir e do papel de cada um de nós na proteção do meio ambiente.
Que este Dia Mundial do Meio Ambiente seja um marco de conscientização e de início de ações concretas, para que possamos, no futuro, celebrar verdadeiramente as vitórias na preservação do nosso planeta.