Enxurrada arrasta caminhão do corpo de Bombeiros em Mimoso do Sul, ES

Por: G1 / Espirito Santo
23/03/2024 - 20:21:45

Acumulado de chuva chegou a 295 milímetros em algumas cidades do Sul do Espírito Santo. A força da água arrastou carros em Mimoso do Sul. Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves também foram atingidas pelo temporal

Por: Vitor Ferri,
G1/ESPíRITO_SANTO

Um forte temporal atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). O acumulado chegou a 295 milímetros em algumas cidades. Em Mimoso do Sul, onde quatro pessoas morreram durante o temporal, a força da água também arrastou vários carros até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi levado pela enxurrada.

Outras cidades onde choveu forte nessas últimas horas foram Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves. Várias ruas ficaram tomadas pelas águas, formando rios de forte correnteza. As mortes em Mimoso do Sul foram confirmadas durante a tarde. As circunstâncias e as identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.

Um morador registrou o caminhão dos Bombeiros sendo arrastado já na manhã deste sábado. Segundo o coronel Amaral, subcomandante-geral dos bombeiros no Espírito Santo, os bombeiros estavam numa ocorrência quando o caminhão acabou sendo levado. Eles estão bem.

O Corpo de Bombeiros Militar informou, por nota, que a guarnição realizava atendimento quando a viatura da equipe foi arrastada pela correnteza da enchente. "Os militares estacionaram a viatura em local seguro e seguiram até o local do atendimento de bote, entretanto, o nível da água subiu rapidamente e atingiu a viatura. Não havia ninguém no veículo. Os militares e as pessoas que estavam no imóvel saíram sem qualquer ferimento. A guarnição prossegue atuando no município".

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou neste sábado que opera em alerta máximo devido às chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo. No boletim das 17h deste sábado, eram 1.200 desalojados, sendo 1.000 em Mimoso do Sul e 200 em Guaçuí. Além disso, foram registrados sete desaparecidos e quatro mortos em Mimoso do Sul.

Além de carros de passeio, veículos mais pesados foram carregados pelas águas. Em Mimoso do Sul, a água chegou a quebrar e arrancar um portão de ferro.

"Dá até vontade de chorar. Mais uma vez enchente em Vargem Alta", disse um morador mostrando a situação do centro da cidade de Vargem Alta, também no Sul do estado, relembrando que o município passou por uma situação parecida há 4 anos.

A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou na manhã deste sábado um relatório mostrando o acumulado de chuva nas cidades capixabas. Bom Jesus do Norte acumulou 304 milímetros nas últimas 24 horas (até sábado às 11h), seguida por Mimoso do Sul (231 mm) e Muniz Freire (196 mm).

Confira o acumulado de chuva nas últimas 24h:

  • Bom Jesus do Norte: 304,2 milímetros (mm)
  • Mimoso do Sul: 231,8 mm
  • Muniz Freire: 196,4 mm
  • Alegre: 161,25 mm
  • Vargem Alta: 150,6 mm
  • Guaçuí: 153,61 mm
  • Rio Novo do Sul: 151,8 mm
  • Jerônimo Monteiro: 139,23 mm
  • São José do Calçado: 132 mm
  • Iúna: 98,6 mm

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil. E somente no Espírito Santo, são três avisos de diferentes níveis emitidos pelo órgão de monitoramento climático que estão vigentes.

Já o Boletim Meteorológico da Defesa Civil Estadual mostra que pode chover em todo o Espírito Santo especialmente nas regiões Sul, Serrana e Caparaó, onde estão previstos grandes acumulados por dia.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp