Todas as mortes confirmadas foram na cidade de Mimoso do Sul, uma das mais afetadas pelo grande volume de água. Na cidade, carros e até caminhão dos Bombeiros foram arrastados
Por: G1/ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, divulgou vídeo confirmando as mortes na cidade e falou da situação na região. Ele foi até a cidade e disse que, durante o percurso, encontrou muitas barreiras.
"A cidade está isolada. Temos pessoas que perderam a vida, que já foram encontradas sem vida. Não sabemos número mesmo, mas tivemos prejuízos com mortes", disse. "A situação está caótica. nunca Mimoso viveu uma situação como está vivendo", completou.
Mais cedo, durante entrevista ao Gazeta Meio Dia, da TV Gazeta, o governador afirmou que vai decretar situação de emergência em cidades do Sul do estado, que foram atingidas pela chuva.
"Estamos desde cedo com o Corpo de Bombeiros, fazendo construção de uma coordenação. Nesta tarde, decreto situação de emergência no Sul do estado para facilitar o trâmite de ajuda humanitária de cesta básica, colchões, remédios... Também transferimos a base do Notaer para Cachoeiro, para ficar mais perto e dar esse suporte aos municípios, especialmente Mimoso do Sul", falou.
Segundo a Defesa Civil, as equipes prosseguem trabalhando no local e o número de mortos pode se alterar ao longo do dia. As circunstâncias das mortes ainda não estão claras. As estradas de acesso à cidade permanecem obstruídas e aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) estão resgatando moradores da cidade.
A Prefeitura de Mimoso e outros órgãos da cidade e do estado estão prestando atendimento à população da cidade. Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, devido à dificuldade de comunicação e de acesso aos lugares mais afastados, não é possível confirmar o número total de desaparecidos, desalojados e desabrigados.
A cidade de Mimoso do Sul é uma das mais afetadas pelo grande volume de chuva. Nas últimas 24 horas (até 11h deste sábado), foram registrados 231,8 milímetros da água, atrás apenas de Bom Jesus do Norte (304,2 milímetros).
Cidade está "devastada", diz coordenador da Defesa Civil
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mimoso, Leonardo Ferreira, a cidade está "devastada", e equipes estão atuando no socorro às vítimas desde a manhã.
O prefeito fez vídeo nas redes sociais falando sobre o resgate às vítimas. "Eu não sei mais o que fazer", disse ele, chorando, demonstrando a aflição pela situação em que o município se encontra (assista acima).
"Mimoso todo está me ligando. Meu pai está com o barco dele salvando algumas pessoas. As pessoas dizendo que estão morrendo em um lugar, morrendo em outro lugar. Eu não sei mais o que fazer", começou a falar no vídeo publicado nas redes sociais.
Na cidade, as ruas viraram rios de forte correnteza. Dezenas de carros foram arrastados e até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi levado pelas águas (assista acima).
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou neste sábado que opera em alerta máximo devido às chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo. No boletim das 11h, havia 1.205 desalojados no estado, sendo mil em Vargem Alta, um em Mimoso do Sul, quatro em Alfredo Chaves e 200 em Guaçuí.
Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, Whashington Dias, a previsão de chuva para o Sul do estado na sexta-feira era de 130 milímetros, mas choveu o dobro.
"Houve consequência pior do que a gente previa. Pessoas foram muito afetadas. A previsão para este sábado é 130 mm ao longo do dia. Esperamos que não ultrapasse porque a situação já e complicada nessas cidades", disse.