Por: Redação NC
Eunápolis (20/11) - A situação é preocupante, com uma extensão considerável de mais de 500 hectares já consumidos pelo fogo. A perda de animais e a destruição do habitat natural são consequências trágicas desses eventos. É positivo que haja esforços concentrados, com 170 pessoas trabalhando no combate ao incêndio, e o uso de recursos como dois aviões, carros-pipa e tratores.
O combate a incêndios florestais é uma tarefa desafiadora que exige coordenação, recursos adequados e esforços conjuntos. Além disso, é importante realizar esforços de prevenção para evitar que tais eventos ocorram no futuro.
Esperamos que as autoridades e equipes envolvidas possam controlar o incêndio o mais rápido possível, minimizando danos adicionais ao parque e sua biodiversidade. Se houver informações específicas sobre como as pessoas podem ajudar ou se há necessidade de recursos adicionais, seria importante divulgá-las para que a comunidade local e a sociedade em geral possam oferecer apoio.
Instituições envolvidas no combate:
ICMBio - coordenação do combate 51 brigadistas, caminhonetes, Trator, Caminhão ABTF
Superintendência de Assuntos Indígenas, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil do Governo da Bahia - 2 aviões airtractor
Corpo de Bombeiros - 20 combatentes
IBAMA Prevfogo - 5 brigadistas
Brigada Voluntária TI Barra Velha - estimativa 100 combatentes
FUNAI - logística de transporte de voluntários
Prefeituras de Porto Seguro e Prado - apoio com caminhões Pipa e suprimentos
Fonte: Ascom - ICMBio