Ecoturismo: Conheça as 7 Chapadas do Brasil

Por: Turismo Natureza
24/03/2023 - 20:08:52

Se você é um amante da natureza e busca por aventuras incríveis, certamente já ouviu falar das famosas Chapadas do Brasil. Com paisagens deslumbrantes, cachoeiras incríveis e trilhas desafiadoras, esses lugares são um verdadeiro paraíso para quem gosta de ecoturismo.

No Brasil, existem 7 chapadas que são verdadeiras joias da natureza: a Chapada Diamantina, a Chapada das Mesas, a Chapada dos Guimarães, a Chapada das Mesas, a Chapada do Araripe, a Chapada dos Parecias e a Chapada do Guarani. Vamos conhecê-las um pouco melhor!

O que são Chapadas?

Chapadas são grandes planaltos com topos planos e escarpados que foram moldados pela erosão ao longo de milhares de anos. Elas são frequentemente encontradas em áreas de relevo elevado e possuem formações rochosas impressionantes.

As 7 Chapadas do Brasil: Um Paraíso Natural Esperando por Você

1 – Chapada Diamantina – BA

A Chapada Diamantina, localizada no oeste da Bahia, é uma região repleta de grutas, cachoeiras e poços, graças ao nascimento de muitos rios que ocorrem ali. O clima favorável durante todo o ano torna a região uma ótima opção para uma visita.

As cidades mais conhecidas para se hospedar são Lençóis, Igatu e Vale do Capão. Embora seja possível ver os principais atrativos da região em uma semana, muitos turistas acabam frustrados por não conseguirem explorar tudo e retornam em outra ocasião.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é vasto, com 1.520km², e possui pouca sinalização e trilhas sem marcações claras, tornando indispensável a contratação de um guia. Entre as trilhas imperdíveis, está a do Morro do Pai Inácio, que é fácil e bastante popular.

A travessia do Vale do Pati, uma das mais cobiçadas trilhas brasileiras é também uma das mais belas do mundo. Essa caminhada leva de três a cinco dias por trilhas selvagens, com pernoite e alimentação em casas dos patizeiros, habitantes locais conhecidos pela região.

Como e quando ir para a Chapada Diamantina

Lençóis é a principal cidade-base para visitar a Chapada Diamantina, e possui um aeroporto com voos diários. Para economizar, é possível chegar no aeroporto de Salvador e de lá seguir de ônibus ou aluguel de carro para chegar em Lençóis ou outras cidades da região.

A Chapada Diamantina pode ser visitada durante todo o ano, mas é importante saber que o verão, entre novembro e janeiro, é a temporada de chuvas na região, o que pode dificultar alguns passeios.

2 – Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros, localizada a 230km de Brasília, está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes que querem aproveitar o clima árido do cerrado e as cachoeiras refrescantes da região.

O Vale da Lua é a atração cartão-postal da chapada, com rochas cinzas e onduladas que parecem crateras lunares, cercadas por água fresca. São Jorge é a cidade-base mais próxima do Parque Nacional, enquanto Alto Paraíso de Goiás é conhecida por sua atmosfera mística e esotérica, com cristais pendurados em casas e histórias de túneis conectando a chapada brasileira a Machu Picchu.

Como e quando ir para a Chapada dos Veadeiros

Para conhecer a deslumbrante Chapada dos Veadeiros, a cidade-base é Alto Paraíso de Goiás (GO), que pode ser acessada de ônibus saindo de Brasília (DF) ou alugando um carro no aeroporto da capital federal. A melhor época para visitar é de abril a julho, quando o clima é mais ameno e as cachoeiras estão abertas. Evite o período de chuvas, de outubro a março, quando as cachoeiras podem estar fechadas por risco de tromba d’água, e também os meses de agosto e setembro, quando algumas cachoeiras e rios podem secar completamente.

3 – Chapada dos Guimarães – MT

A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é considerada a chapada mais fácil de se chegar do Brasil, localizando-se apenas a 75 km do aeroporto do Cuiabá.

A atração mais famosa do parque é a Cachoeira do Véu de Noiva, que é formada pelo rio Coxipó. Além disso, os turistas podem visitar outras paisagens incríveis como o Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras.

Como e quando ir para a Chapada dos Guimarães

Para chegar à Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, o aeroporto mais próximo é o de Cuiabá. A partir daí, é fácil viajar de ônibus até a região. O destino pode ser visitado o ano todo, mas é bom ficar atento às condições climáticas.

Durante o verão, de dezembro a fevereiro, a época de chuvas pode prejudicar alguns passeios. Já no inverno, as temperaturas caem bastante, então é bom levar agasalhos na bagagem.

4- Chapada das Mesas – MA

A Chapada das Mesas está situada no Maranhão, a cerca de 840 km da capital São Luís. Devido à sua localização remota em relação às principais cidades, a Chapada se encontra em uma região bastante isolada de centros urbanos, que faz a transição entre a Caatinga, o Cerrado e a floresta Amazônica.

Localizada no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas muitas vezes é esquecida pelos turistas que associam o estado apenas aos Lençóis Maranhenses. No entanto, essa chapada oferece diversas atrações incríveis, incluindo poços de água azul, trilhas que levam a cachoeiras impressionantes e um inesquecível passeio de barco ao pôr do sol no rio Tocantins.

Para chegar até a Chapada, é preciso pegar um voo até Imperatriz e depois alugar um carro ou contratar um transfer para chegar a Carolina, a cidade-base para explorar a região. Mesmo que seja um pouco difícil de chegar, vale muito a pena conhecer a Chapada das Mesas.

Como e quando ir para a Chapada das Mesas

Se você está planejando uma viagem para a Chapada das Mesas, existem várias opções de aeroportos que você pode utilizar para chegar lá. Os mais próximos são os de Araguaína (TO) e Imperatriz (MA), mas também é possível chegar pelos aeroportos de Palmas (TO) ou Teresina (PI), que são um pouco mais distantes das cidades-base, Carolina e Riachão.

Para aproveitar ao máximo a sua visita, é importante saber qual é a melhor época do ano para ir. A época da seca, de maio a setembro, é ideal para visitar a Chapada das Mesas. Durante essa época, o clima é mais ameno e praticamente não chove, o que permite tomar banho nas lagoas e cachoeiras. Já durante o verão, devido ao calor e às chuvas intensas, não é recomendado visitar a região. Então, se programe para aproveitar a Chapada das Mesas na melhor época do ano!

5 – Chapada do Araripe – CE

Situada no Cariri, região do Ceará, a Chapada do Araripe se destaca das demais chapadas do Brasil por estar localizada em uma área semiárida cercada por água, tornando-a um verdadeiro oásis. Apesar de não possuir grandes cachoeiras ou grutas de água cristalina, a chapada abriga um sítio paleontológico que é um verdadeiro tesouro: fósseis de dinossauros e peixes. Tamanha riqueza paleontológica levou a Unesco a nomeá-la como Geopark, que tem como objetivo identificar, sinalizar e preservar locais essenciais para a história da Terra.

Além dos sítios paleontológicos, a Chapada do Araripe conta com a Floresta Nacional do Araripe, que abriga uma grande variedade de pássaros, fauna e flora, e também sítios arqueológicos.

Como e quando ir para a Chapada do Araripe

As cidades de Crato e Barbalha são as principais atrações da Chapada do Araripe. Mas também é possível se hospedar em Juazeiro do Norte, que possui o Aeroporto Regional do Cariri e fica a apenas uma hora da Chapada. O mais interessante deste destino é que você pode conhecer ele em qualquer época do ano.

6 – Chapada dos Parecias – MT

A Chapada dos Parecis, localizada em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, é um destino imperdível para os amantes de turismo ecológico e esportes de aventura. As trilhas, cachoeiras e rios oferecem um cenário incrível para atividades como rafting e boia-cross.

Além das belezas naturais, a região é marcada pela presença de terras indígenas demarcadas pela FUNAI, o que torna a área uma das poucas ainda não desmatadas para o cultivo de soja ou cana. Por isso, é possível conhecer as aldeias dos índios e aprender mais sobre a cultura indígena da região.

Como e quando ir para a Chapada dos Parecias

A cidade de Campo Novo do Parecis é a principal base para explorar a Chapada dos Parecis. Para chegar lá, é possível pegar uma linha de ônibus de cerca de 8 horas de duração partindo de Cuiabá, que fica a quase 400km de distância.

A visitação na Chapada é possível em qualquer época do ano, mas nos meses de dezembro e janeiro pode haver chuvas intensas, o que pode dificultar as trilhas e aumentar o risco de trombas d’água. Por isso, é recomendado ficar atento à previsão do tempo antes de planejar sua viagem.

7 – Chapada do Guarani – SP

A Chapada do Guarani está localizada no estado de São Paulo e abrange 6 municípios. O local é o destino ideal para os amantes do ecoturismo.

Por estar acima do Aquífero do Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, a chapada possui diversos rios e cachoeiras, como a da Bocaina e a Salto Major Levy. Por lá, o visitante poderá conhecer também o Morro do Cuscuzeiro, um morro que, pelo seu formato, lembra um vulcão.

Como e quando ir para a Chapada do Guarani

A cidade de Analândia é a base principal para visitar a Chapada, localizada a apenas 225 km de São Paulo. O Parque Ecológico da Ponte Amarela é um dos principais atrativos da cidade, enquanto as cidades de São Pedro e Brotas são referências para os esportes de aventura na região.

É possível chegar na Chapada do Guarani de carro ou ônibus saindo da capital paulista, mas é recomendado evitar os meses de janeiro a fevereiro devido às chuvas intensas e riscos de tromba d’água, e de junho a agosto por causa do frio.

Conclusão

Cada uma das chapadas do Brasil é única e oferece uma experiência de ecoturismo diferente e incrível. Seja para os mais aventureiros ou para aqueles que preferem contemplar a natureza, esses lugares são um verdadeiro presente para os nossos olhos e alma. Não perca a oportunidade de conhecer cada uma delas e se encantar com as suas belezas naturais!

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp