'Cachorro pantaneiro': fotógrafo faz registro impressionante de cão tentando caçar iguana no Pantanal de MS

Por: Portal / G1 MS
20/03/2023 - 11:19:38

O registro foi feito em Porto Esperança, distrito de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Fotógrafo comenta sobre intuito de não interferir na dinâmica fotografada e especialista faz alerta sobre interação entre animais.

Por: Renata Barros, G1 MS

Em mais um dia de trabalho no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o fotógrafo Guilherme Giovanni registrou uma sequência de fotos impressionantes de um cachorro tentando caçar uma iguana, em Porto Esperança, distrito de Corumbá (MS). Apesar da dura batalha, a iguana conseguiu escapar e fugir pelo rio.

Em mais um dia de trabalho no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o fotógrafo Guilherme Giovanni registrou uma sequência de fotos impressionantes de um cachorro tentando caçar uma iguana, em Porto Esperança, distrito de Corumbá (MS). Apesar da dura batalha, a iguana conseguiu escapar e fugir pelo rio.

“O cachorro estava próximo a um pequeno corixo e me chamou atenção o barulho de algo se mexendo na mata, direcionei a câmera e vi o cão surgindo com a iguana na sua boca, ela se soltou mas ele conseguiu em uma ocasião pega lá novamente, mas ela conseguiu fugir e se jogou na água, nadando para longe”, conta Guilherme ao g1.

As imagens foram feitas na sexta-feira (10) e o fotógrafo comenta que o cão ainda tentou recapturar a iguana, mas sem sucesso. “A reação dele foi de perseguir, mas elas são muito rápidas e exímias nadadoras, era praticamente impossível ele recapturar, apesar de ter ficado um tempo farejando o local e depois se retirou calmamente”.

No início da pandemia de Covid-19, Guilherme, que então era educador físico, decidiu largar a profissão para se tornar fotógrafo. Porém, tendo Corumbá como cidade natal, já fazia registros da "vida real" dos pássaros que têm o Pantanal como morada ou daqueles que passam pelo local em processo migratório.

Acostumado a observar a vida da fauna pantaneira, Guilherme comenta que percebe que os cães que vivem no bioma estão habituados a caçar ou interagir com a fauna nativa. Ele, ao contrário, faz os registros sem interferir na cena.

“Meu trabalho é registrar tudo com o máximo de cuidado e jamais interferir na cena fotografada, por mais forte que seja. Vejo esses registros como uma forma de mostrar às pessoas a dinâmica de vida no Pantanal, assim como estimular a preservação das espécies, estar próximo a essa biodiversidade e passar a mensagem de conscientização é uma imensa satisfação pra mim”, conta.

Especialista alerta

O mestre em Ciências Ambientais, Diego Viana explica que apesar de ser comum por moradores do Pantanal, a presença de cães e gatos domésticos na região pantaneira representa um risco para a fauna local.

“Quando a gente pensa em cachorro e gato doméstico que vão para áreas rurais, a gente sempre tem que destacar que as duas espécies não são silvestres, não são nativas do Pantanal. Apesar de ter no Cerrado, por exemplo, o lobo-guará, ter os outros gatos pequenos silvestres também, mas esses animais domésticos, o cão e o gato. Eles causam um impacto muito grande na fauna local, isso com vários estudos científicos que comprovaram isso”, destaca Viana.

O especialista aponta ainda que em unidades de conservação é recomendado não ter animais domésticos. “Porque eles são caçadores, então eles predam tudo o que eles veem. Nesse sentido é um impacto esses cachorros e gatos estarem em áreas rurais, principalmente pensando aí na beira do rio”, explica.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp